NOTÍCIAS

16 de março – Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

 

O dia 16 de março é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Estabelecido pela lei federal 12.533 em dezembro de 2011. A data também é uma referência a 16 de março de 1998, momento em se abriu o processo de reconhecimento ao Protocolo de Kyoto, tratado internacional articulado para levar países desenvolvidos a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa, especialmente dióxido de carbono (CO2).

As Mudanças climáticas podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem. Entre as práticas humanas que têm mudado o clima, encontra-se, principalmente a emissão dos gases formadores do efeito estufa: o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e perfluorcarbonetos (PFC’s).

O dióxido de carbono é emitido em processos de combustão, como em motores e caldeiras. O metano é originado, principalmente, em processos biológicos como o tratamento de efluentes líquidos e em aterros sanitários, bem como em atividades agropecuárias. Outra atividade emissora de metano é a extração e refino do petróleo.

O excesso desses gases na atmosfera terrestre, principalmente a partir da Revolução Industrial, tem causado o efeito estufa no nosso planeta, e consequentemente provocado o desequilíbrio do sistema climático.

Com o mundo em desequilíbrio, aumenta o número de processos evolutivos mais rápidos e diversificação de doenças como a Covid-19, à medida que os agentes patogénicos se espalham facilmente para o gado e os seres humanos.

“Não existe dúvidas de que o Covid-19 é a evidencia de que a Natureza está em desequilíbrio provocado pelos humanos. Portanto, os temas ambientais devem assim ser integrados em toda a gestão pública e/ou privada. Precisamos proteger os nossos ecossistemas, e evitarmos sofrer com isso”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

A necessidade de o mundo tomar medidas para combater a mudança do clima e seus impactos é um tema tão urgente, que está entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 30 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as metas do ODS 13, estão:

13.1 Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países;

13.2 Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais;

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima;

13.a Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] para a meta de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020, de todas as fontes, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações de mitigação significativas e transparência na implementação; e operacionalizar plenamente o Fundo Verde para o Clima por meio de sua capitalização o mais cedo possível;

13.b Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas.

“Num momento em que atravessamos a pandemia da Covid-19, aonde milhares de pessoas do Brasil e de todo o mundo têm suas vidas afetadas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adquirem mais importância do que nunca como via para uma recuperação verde. O ODS 13 nos convida promover ações urgentes para combater a mudança climática, e assim evitar impactos ambientais e garantir e a permanência das vidas no mundo”, destaca o secretário de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.

O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas não é apenas uma data para chamar a atenção da população para as alterações que estão ocorrendo mas, principalmente, um dia de reflexão sobre o nosso papel enquanto ser humano na promoção de ações que reduzam o impacto dessas mudanças sobre a Terra.

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes