NOTÍCIAS

Já visando a 2025, Fetag-RS amplia diálogo com o governo do Estado

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) intensificou suas tratativas com o governo estadual na última semana, buscando discutir questões essenciais para o fortalecimento da agricultura familiar. O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, representou a entidade em agendas com o governador Eduardo Leite, realizada na sexta-feira (25), e ontem, segunda-feira (28), com o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos.

Na reunião com o governador Eduardo Leite, a Fetag-RS apresentou três pautas principais, começando pelo fortalecimento da Emater, com foco na assistência técnica direta aos agricultores, conhecida como “da porteira para dentro”. Joel destacou a necessidade urgente de mais recursos e de um “choque de gestão” para que a Emater possa intensificar sua atuação junto aos agricultores familiares.

Ainda, a Fetag-RS entregou uma solicitação para a publicação de decretos de anistia relacionados as parcelas da safra de milho safrinha 2023, da transgenia do milho safra 2024 e as parcelas de forrageiras com vencimento em fevereiro de 2025, sendo que este já foi publicado.

Joel também tratou com o governador sobre a ampliação do valor do Feaper para o programa voltado para a juventude rural, que oferece financiamentos entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, com um desconto de 80% no pagamento. Essa medida, de acordo com Carlos Joel, é essencial para manter os jovens no campo e assegurar a continuidade do programa em 2025. “Esse incentivo é vital para garantir a sucessão rural e o futuro das famílias agricultoras. O governador entendeu a importância da medida e já deu o seu aval para haja continuidade no programa”, destacou.

A Fetag-RS também aproveitou o encontro para defender a sanção da Emenda nº 513/2024, de autoria do deputado estadual Elton Weber.

Na reunião de ontem com o secretário Arthur Lemos, que deu continuidade as tratativas de sexta-feira, as discussões focaram em recursos para as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e Casas Familiares Rurais, que desempenham um papel vital na formação de jovens no campo.

Também participou da reunião o deputado estadual Elton Weber.