NOTÍCIAS

A Fetag-RS em atividades Brasil a fora! Resumo da Semana – 19 a 25 de novembro

Comemorar é importante! E foi com este objetivo que no dia 19, o STR de São Martinho reuniu mais de 400 agricultores associados para comemorar os 55 anos da entidade.

E no mesmo dia, a Regional Médio e Alto Uruguai começou sua jornada rumo à Minas Gerais para viagem técnica. A viagem com a Parceria do Sicredi Conexão teve como objetivo conhecer novas possibilidade de cultivos e alternativas de produção. A troca de experiências esteve voltada ao turismo rural, produção orgânica, cooperativismo e comercialização. Ações como esta agregam conhecimento e potencializam a ação do Movimento Sindical em prol dos agricultores familiares.

E a Fetag-RS esteve em Brasília, nos dias 21, 22 e 23, participando dos Coletivos temáticos da Contag. Direção e assessoria participaram dos Coletivos de Organização e Gestão Sindical, de Formação, e ainda, do 4º Festival Nacional da Juventude Rural Conectada e da reunião da coordenação ampliada da Marcha das Margaridas. Finalizando as agendas na capital nacional, aconteceu o Conselho Deliberativo da Contag.

Para aproximação institucional, a Federação se reuniu com a diretoria do Banrisul para dialogar sobre projetos a serem executados em parceria entre as entidades.

Nos dias 22 e 23, em Nova Petrópolis, a Regional Vale do Caí realizou o terceiro módulo do Curso de Lideranças  com foco na prática sindical.  Outra ação realizada foi a reunião com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e o INSS Gerência Executiva de Ijuí para deliberar assuntos sobre o INSS Digital.

As mulheres trabalhadoras rurais também estiveram em ação. Nos dias 24 e 25, aconteceu a reunião da Comissão Estadual de Mulheres, na sede da Fetag-RS. As margaridas gaúchas dialogaram sobre ações estratégicas para a atuação da Comissão no ano de 2023. E ainda, na noite do dia 24, a Fetag-RS prestigiou a ACSURS em seu jantar de cinquentenário.

A semana foi encerrada com mais comemorações. Os STRS de Santo Cristo e Santo Augusto comemoraram seus 60 anos de história com grandes eventos com a presença do quadro social e lideranças locais. E ainda, o Encontro Municipal de Aposentados de Tuparendi e Porto Mauá.