NOTÍCIAS

Agendas em Brasília ligam sinal de alerta para medidas de combate a estiagem

Nos dias 01 e 02 de março, o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, e o engenheiro agrônomo da FETAG-RS, Kaliton Prestes, cumpriram diversas agendas em Brasília para tratar da ampliação das medidas de amparo às famílias gaúchas atingidas pela estiagem e sobre o Plano Safra 2023/2024. Pauta da reunião com o conselho de coordenadores e comissão de política agrícola já apontaram mobilizações para os próximos dias.

Foi realizada audiência com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, em conjunto dos demais movimentos e entidades sindicais do campo. A pauta foi a ampliação das medidas anunciadas em Hulha Negra. Foi evidente a posição de todas as organizações do campo que o que foi anunciado ainda é insuficiente, portanto foi encaminhado mais uma audiência envolvendo a Casa Civil para dar andamento às medidas que são consenso entre todos os dirigentes.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário as audiências foram com os Secretários de Agricultura Familiar, José Henrique Silva, para tratar do rebate de 35% nas operações vencidas, vincenda e prorrogadas dos agricultores atingidos pela estiagem, do funcionamento do sistema do CAF e da linha de crédito emergencial. Com o Secretário de Governança Fundiária, Moises Savian a pauta foi em torno da linha de crédito para aos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e dos novos procedimentos e melhorias que a FETAG-RS tem como proposta para agilizar o programa; Com o Secretário de Abastecimento, Milton Fornazieri, foi tratado sobre a destinação de milho para alimentação dos rebanhos e criações da agricultura familiar.

Também foi realizada audiência com o Secretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, para tratar do orçamento para as demandas da agricultura familiar, da flexibilização da regra  de acionamentos do Proagro Mais e do próximo Planto Safra. Na CONAB a audiência foi com o Presidente recém nomeado, Edegar Pretto, sobre o milho vendas em balcão, sobre a formação de estoques e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Para o vice-presidente da FETAG-RS, Eugenio Zanetti, “o Governo está tratando as demandas com extrema lentidão. Os agricultores não podem esperar mais, pois as operações estão vencendo e ainda não há nada definido sobre a destinação dos recursos no Ministério da Fazenda para a concessão do rebate nos financiamentos. É hora de mobilização por parte dos Sindicatos.”

Participaram das reuniões a o Presidente e Vice-presidente da Contag, Aristides Veras dos Santoa e Alberto Broch, Secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques e o Assessor de Política Agrícola, Décio Sieb.