NOTÍCIAS

Agendas em Brasília reforçam mobilização da Fetag-RS

A Fetag-RS esteve mais uma vez em Brasília nesta semana, nos dias 28, 29, e 30, para mais uma rodada de tratativas com o governo federal sobre as pautas da estiagem. Representaram a federação o vice-presidente, Eugênio Zanetti, o engenheiro agrônomo, Kaliton Prestes, o presidente do STR de Roque Gonzales, Marcio Langer e o presidente do STR de Santo Antônio da Patrulha, Samuel Santos.

As agendas na capital federal incluíram reunião com o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Henrique Silva, em que se tratou sobre o funcionamento do sistema do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), do próximo Plano Safra e de um rebate para os produtores de leite no enquadramento do Pronaf; e com o chefe de gabinete do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Lucas Monteiro, em que a Fetag-RS solicitou apoio nas negociações com a Casa Civil para a pauta da estiagem.

A Fetag-RS também tratou sobre a implementação de uma Unidade Tecnica de Estadual para o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) com o Secretário de Governança Fundiária, Moises Savian, sobre o rebate de 35% nas operações vencidas, vincenda e prorrogadas dos agricultores atingidos pela estiagem com a secretária executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, e ainda a respeito da destinação de milho para alimentação dos rebanhos e criações da agricultura familiar e da operacionalização do PAA no Rio Grande do Sul, com o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Para encerrar a semana, na sede da Contag, durante o ato de entrega da pauta do Grito da Terra ao vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, a representação da Fetag-RS apresentou a pauta da estiagem e vídeos e fotos da mobilização que estava ocorrendo em Porto Alegre.

Alckimin demonstrou sensibilidade a pauta da agricultura e da pecuária familiar, porém, ainda não existem anúncios por parte do governo federal.

Participaram das reuniões o presidente, o vice-presidente, a secretária de Política Agrícola e o assessor da Contag, Aristides dos Santos, Alberto Broch, Vânia Marques, Décio Sieb, respectivamente.