NOTÍCIAS

Agendas em Brasília tratam sobre preço mínimo da uva

Nesta quarta-feira (20), a Fetag-RS e a Comissão Interestadual da Uva estiveram em Brasília para uma série de reuniões que tratou sobre o preço mínimo da uva. A Federação foi representada pelo vice-presidente, Eugênio Zanetti. As audiências foram marcadas pelo deputado federal Heitor Schuch.

As agendas tiveram início na parte da manhã, na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o diretor de Política Agrícola e Informações, Sérgio de Zen, e com o superintendente de Inteligência e Gestão de Oferta, Allan Silveira dos Santos.

Na parte da tarde, as agendas foram realizadas no Ministério da Economia, onde houve reunião com a Secretária de Política Econômica, Mônica Avelar, e no Ministério da Agricultura em que a comitiva gaúcha conversou com Carlos Muller, coordenador geral de Vinhos e Bebidas do MAPA.

A Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais solicitaram que o preço mínimo da uva seja reajustado, pois o custo de produção subiu muito nos últimos meses em praticamente todas as cadeias produtivas. De acordo com o levantamento da Comissão Interestadual da Uva, o custo de produção variável ficou em R$1,34, 21,8% maior do que em 2020, quando o valor foi de R$1,10.

Conab, Ministério da Agricultura e Ministério da Economia são os responsáveis pela elaboração dos custos de produção e emissão do parecer que é encaminhado ao Conselho Monetário Nacional, que irá definir o valor na reunião do mês de novembro.

De acordo com Eugênio Zanetti, “esperamos que o valor definido pelo Conselho Monetário Nacional não fique inferior ao custo de produção, pois caso contrário o agricultor ficará em uma situação complicada”.

Também participaram das reuniões, Cedenir Postal, presidente da Comissão Interestadual da Uva e do STR de Bento Gonçalves; Olir Schiavenin, presidente do STR de Flores da Cunha; Sandra Meneguzzo, presidente do STR de São Marcos; e Diego Kiefer, assessor parlamentar do deputado federal Heitor Schuch.