NOTÍCIAS

Agricultores(as) enfrentam problemas com energia elétrica no Estado

No momento em que o Estado segue sendo afetado por uma forte estiagem e que os(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares acumulam prejuízos, a falta de energia elétrica é mais um fator de apreensão para a categoria que produz grande parte dos alimentos consumidos por todos nós.

Em todas as partes do Estado, os relatos são os mesmos: energia elétrica de baixa qualidade e até mesmo falta de abastecimento por dois ou mais dias no meio rural. Algumas comunidades estão sem energia desde o último domingo (16) e ainda não há previsão de retorno.

A Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais vêm cobrando das distribuidoras medidas para solucionar os problemas, porém, nada acontece. As empresas que deveriam dar condições para que a agricultura e a pecuária produzissem com eficiência, causam prejuízos financeiros para o setor, mas cobram a conta normalmente todos os meses.

É inadmissível que nos dias de hoje ainda tenhamos tantos problemas com o abastecimento de energia elétrica, algo indispensável para a produção e para o bem-estar das famílias. As empresas precisam fazer a sua parte e investir na infraestrutura, principalmente no meio rural.

O poder público também precisa agir, afinal, qual é o papel das agências reguladoras? O que elas estão fazendo? Precisamos de respostas, pois não podemos mais admitir essa situação.

Sem energia elétrica, não há produção. Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais seguirão defendendo os(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares e exigindo que empresas e governos cumpram com suas obrigações.