NOTÍCIAS

Agricultores(as) saem as ruas de Porto Alegre para cobrar medidas da estiagem

 

 

Cansados (as) de esperar por medidas estaduais e federais para a estiagem, mais de 2.500 agricultores(as) e pecuaristas familiares vieram até Porto Alegre para cobrar dos governos as tão aguardadas e fundamentais medidas para a minimizar os prejuízos provocados pela estiagem.

 

A mobilização, organizada pela Fetag-RS e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais teve início às 6h da manhã, quando agricultores(as) e pecuaristas familiares desembarcam em frente à sede da Superintendência do Ministério da Agricultura. O grupo permaneceu em protesto pacífico durante toda a manhã.

 

A tarde, com o apoio da Brigada Militar e da EPTC, o grupo seguiu em caminhada até a Praça da Matriz, onde ficam a Assembleia Legislativa e o Palácio Piratini, sede do governo estadual. Enquanto a manifestação ordeira acontecia, uma representação da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais foi recebida pelo governador do Estado, Eduardo Leite, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, e pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.

 

Enquanto a mobilização acontecia em Porto Alegre, em Brasília, sob liderança da Contag, uma equipe da Fetag-RS participou de diversas audiências, dentre elas com o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, em que foi entregue a pauta do Grito da Terra Nacional e em que foi cobrado respostas para a pauta federal da estiagem. Oportunidade em que vice-presidente, Geraldo Alckmin acolheu a pauta e se comprometeu em discutir no centro de governo.

 

A pressão do movimento sindical ao longo dos últimos meses surtiu efeito e o governador do Estado, Eduardo Leite, fez anúncios importantes sobre a pauta da Fetag-RS a respeito da estiagem e sobre pautas futuras,

 

Entre os anúncios feitos pelo Governador Eduardo Leite em cima do carro de som, estão a anistia do Programa Troca-Troca de Sementes; a prorrogação do até agosto dos vencimentos para encontrar um caminho jurídico que permita a anistia do programa Troca-Troca Forrageiras, caso não sendo possível, assumiu o compromisso de ampliar o desconto que hoje é de 30%, a Fetag-RS está solicitado desconto de 90%; a criação de um grupo de trabalho formado pela Fetag-RS e pela secretaria do Desenvolvimento Rural para discutir a respeito de programas a serem implementados futuramente a exemplo de uma linha de crédito, dentro de um Plano Safra Estadual para fomentar a conservação de solo e preservação de água nas propriedades da agricultura familiar e subsidiar os juros do Pronaf.

 

Além de anunciar o pagamento da parcela do SOS Estiagem para agricultores que eram beneficiados e não estavam na lista, cerca de 700 famílias serão beneficiadas. O governador Eduardo Leite também assumiu o compromisso de aumentar o recurso para a realização de feiras no estado e também a ampliação da disponibilização de recursos para o Bolsa Jovem.

 

Depois de receber um balde de água fria, sem anúncios do governo federal, os agricultores(as) presentes na mobilização, acordaram em assembleia que dão o prazo de 15 dias para o governo federal fazer anúncios da pauta entregue, caso contrário, retornarão para a rua em pontos estratégicos do estado.

 

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “os anúncios do governo do estado foram importantes, atenderam parcialmente a pauta da Fetag-RS e nós continuaremos cobrando para a efetivação das medidas. Sobre o governo federal, a nossa cobrança daqui pra frente será ainda mais forte. Nossa mobilização ecoou em Brasília, mas parece que o governo não se sensibilizou e nós enquanto federação, vamos ouvir a voz dos agricultores que clamam por respostas”.