NOTÍCIAS

Aprovada na Assembleia Legislativa classificação do tabaco em galpão

Ontem, terça-feira (20), finalmente, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou o Projeto de Lei 204/2015, que dispõe sobre a classificação e comercialização do fumo no galpão.

O projeto, que tramitou na Assembleia Legislativa por mais de sete anos, transfere o local da classificação do tabaco, que hoje é realizada nas indústrias, para a propriedade rural, o que traz maior equilíbrio para o setor fumageiro. Foram 46 votos a favor e 1 contra.

Com a classificação do tabaco sendo realizada na propriedade, as famílias não mais precisarão se deslocar até as indústrias para acompanhar o processo de classificação, evitando custos com transporte, hospedagem e frete do produto de volta para a propriedade caso não haja acordo.

A aprovação é considerada pela Fetag-RS como uma grande vitória para a agricultura familiar e para as mais de 71 mil famílias que tem o tabaco como principal fonte de renda e foi possível devido a intensa pressão da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais nos parlamentares gaúchos.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “aprovação do projeto é fundamental e um grande passo para equilibrar a cadeia produtiva, mas agora falta a sansão do governador e a regulamentação da lei. Seguiremos acompanhando essas etapas, pois o setor tabagista vem sofrendo há muito tempo com os altos custos de produção e com a classificação no galpão, as despesas diminuem bastante”.

“Importante reconhecer ainda o trabalho do deputado estadual Zé Nunes, que foi o autor do projeto, o empenho e a articulação com as bancadas do também deputado estadual Elton Weber, e agradecer aos parlamentares que votaram favoravelmente ao projeto”, completa o presidente Joel.