NOTÍCIAS

Casa da Fetag-RS na Expointer recebe a ministra Tereza Cristina


Na tarde de hoje, sexta-feira (10), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, visitou a casa da Fetag-RS no Parque de Exposições Assis Brasil. Ela foi recebida por diretores e assessores da Federação.

Na reunião, foram entregues dois documentos com pautas da agricultura e da pecuária familiar. No primeiro momento, a Comissão da Uva entregou ofício com solicitações de apoio para o setor. Dentre os pedidos, a correção do preço mínimo da uva, defasado devido a elevação dos custos de produção. A ministra sugeriu que o setor, juntamente com os técnicos e secretários do MAPA elaborem um projeto para que seja montado um programa de crédito para o setor.

Na sequência, o presidente da Fetag-RS e coordenador da Região Sul da Contag, Carlos Joel da Silva, entregou documento em nome das três federações (FETAG-RS, FETAESC e FETAEP), com o apoio da Contag, em que elas solicitam que a agricultura e a pecuária familiar sejam compreendidas pelo Governo Federal como setor estratégico que garante a produção sustentável de alimentos através de três pontos prioritários:

CRÉDITO RURAL E PROAGRO MAIS

1) Correção do teto máximo do custeio Pronaf para até R$ 400 mil por mutuário;

2) Rebate de 30% na renda dos produtores de leite para enquadramento na DAP;

3) Fortalecimento do Proagro Mais através da correção dos valores da GRM;

TERRA BRASIL

4) Credenciamento dos Sindicatos para a emissão da DAP A e A/C;

5) Adequação e melhoria no sistema Obter Crédito Terra Brasil;

6) Correção do teto de financiamento para até R$250 mil por mutuário;

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

7) Inclusão dos Sindicatos no Manual de Crédito Rural 01-03-06 a);

8) Fortalecimento da ANATER para execução de chamadas com entidades privadas.

A ministra recebeu o documento e se comprometeu a analisar todas as demandas. O vice-presidente da Contag, Alberto Broch, que estava na reunião, solicitou que a ministra intervenha junto ao presidente da República pela sansão da Projeto de Lei que beneficia a agricultura e a pecuária familiar, já aprovado pelo Congresso Nacional. O tema será tratado amanhã durante a visita do presidente Jair Bolsonaro na Expointer.

Participaram da reunião, além dos diretores e assessores da Fetag-RS, os deputados estaduais Elton Weber e Carlos Búrigo; o deputado federal, Afonso Hamm; o senador, Luiz Carlos Heinze; a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti; e lideranças do setor.