NOTÍCIAS

Comissão de integrados reúne-se para discutir demandas

Na quarta-feira (3), estiveram reunidos, por videoconferência promovida pela FETAG-RS, a comissão de Integrados da Federação, produtores ligados as CADECS das integradoras, avicultores e lideranças sindicais ligadas ao tema com objetivo de discutir o cenário atual bem como as demandas dos produtores que trabalham em sistema de integração.

Na reunião, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, juntamente com o diretor de Política Agrícola Eugênio Zanetti, trouxeram algumas demandas já levantadas por produtores, dentre elas, o aumento da porcentagem a ser discutida; o recebimento de pesos das cargas via WhatsApp ou e-mail; receber com mais agilidade o acerto e a ficha do lote entregue; discutir a possibilidade da utilização de camas de menor custo (casca de arroz); utilização do WhatsApp para pedidos de ração (e-mail é considerado ineficiente); aumentar densidade de alojamento; em caso de obrigatoriedade do uso de CAL, empresa deverá fornecer ou subsidiar custo do mesmo; e suprimir a pratica de média dos 3 últimos lotes.

A reunião foi uma importante oportunidade para que os produtores pudessem dialogar, discutir sobre os temas citados e apresentar outras questões que precisavam ser debatidas.

De acordo com os produtores, não há transparência e diálogo por parte das Integradoras, além dos custos de produção que são feitos pelos produtores e não são aceitos pelas empresas, que desconsideram a depreciação da estrutura e de alojamento como custo.

A Imposição de novos investimentos aos produtores que pararam de produzir por falta de água causada pela estiagem que atingiu o Estado; a flexibilização da GTA, que vem pronta da empresa e a responsabilidade de destino do excedente que fica a cargo do produtor; falta de qualidade na ração; e o pedido por mais transparência no cálculo de conversão semanal.

Como resultado da videoconferência, ficou definido que serão realizadas reuniões individuais com os representantes das CADECs do Municípios de Montenegro e Caxias do Sul para articulação das demandas. Também será marcada uma reunião coletiva com a participação dos representantes das CADECs a nível de Estado, além de organização de um grupo de WhatsApp para facilitar e agilizar a comunicação entre FETAG e representantes das CADECs.