NOTÍCIAS

Comissão Estadual do Tabaco realizou reunião

Na manhã desta terça-feira (22), a Comissão Estadual de Tabaco da FETAG-RS esteve reunida através de videoconferência para dialogar sobre as negociações de preço de fumo para a safra 2020/21. A reunião foi conduzida pelo presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva e o Vice-presidente, Eugenio Zanetti.

O encontro teve por objetivo analisar os números do custo de produção levantado pelas entidades representativas dos produtores e definir uma proposta de reajuste que será levada pela FETAG-RS na próxima reunião de negociação com as empresas.

De acordo com os dados levantados, o custo de produção da safra 2020/21 do Virgínia teve uma variação de 7,2% em relação à safra anterior, totalizando o valor de R$ 23.487,65 por ha. Já a variedade Burley teve uma variação de 7,3% e um custo total de R$ 17.432,99 por ha.

Durante a reunião, os representantes da Regionais Sindicais também fizeram um relato sobre o andamento da safra atual, trazendo informações sobre o desenvolvimento do tabaco em cada região do estado.

Segundo Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG-RS “Apesar do número elevado de lavouras atingidas por no início do ciclo por granizo e algumas reuniões pela estiagem, na maioria dos municípios houve uma boa recuperação da cultura, sinalizando que a safra 2020/21 deverá ser promissora, com boa qualidade do tabaco.”

A proposta acordada na reunião e que será levada à negociação com as empresas, tem como objetivo a valorização dos produtores de tabaco e é baseada no levantamento do custo de produção realizado pelas entidades.