NOTÍCIAS

Comissão Estadual dos Integrados esteve reunida

 

Comissão Estadual dos Integrados da FETAG-RS

Na tarde de hoje (18) a Comissão Estadual dos Integrados da FETAG-RS esteve reunida por videoconferência para dialogar sobre a situação dos produtores integrados de aves e suínos.

 

Constantes relatos estado a fora indicam problemas nas cadeias produtivas, a exemplo da remuneração baixa frente ao atual cenário, que é de expansão do consumo interno e externo; a baixa qualidade na ração e a falta de disponibilidade de milho por conta da seca, onde empresas acabam utilizando outros insumos de menor qualidade impactando em dificuldades de chegar nos índices estabelecidos, o que acarreta na diminuição da remuneração; o alto índice de desligamentos levando à concentração da produção em produtores de grande porte, e ainda, os agricultores relatam que buscam a corresponsabilidade das empresas sobre a destinação dos dejetos, visto que atualmente a responsabilidade ambiental fica para os agricultores.

 

Para o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti “o cenário instaurado nas cadeiras produtivas de frango e suíno é preocupante. A falta de milho traz problemas futuros, o que vai gerar instabilidade para os produtores integrados. A FETAG-RS está buscando diálogo constante com as empresas integradoras, pois acreditamos que os produtores não podem ser penalizados por fatores externos”.

 

A reunião contou com a participação do Presidente Executivo da ASGAV/SIPARGS, Eduardo Santos e do Presidente da ACSURS, Valdecir Folador.