NOTÍCIAS

CONGRESSO DA CONTAG TEVE SUA PRIMEIRA EDIÇÃO VIRTUAL

O 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR) iniciou na manhã da terça-feira (06) e se estendeu até o dia 08 de abril, em plataforma virtual, com aproximadamente 3 mil pessoas conectadas em todos os estados brasileiros e em outros países, entre delegados e delegadas, observadores(as), assessores(as) e convidados(as). O Rio Grande do Sul foi representado por 122 delegados(as) aptos a votar no Congresso.

O atual contexto da Agricultura Familiar brasileira foi o tema central da abertura política do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR), realizado pela CONTAG, Federações e Sindicatos.

A importância da Agricultura Familiar ganha projeção ainda maior, sobretudo no atual período de pandemia da Covid-19, pois o setor responde por mais de 70% dos produtos diversos e saudáveis que estão na mesa do povo brasileiro, e que são fundamentais para aumentar a imunidade e garantir saúde à população do país.

“Nesse momento adverso da pandemia, das crises, e das dificuldades de acesso à internet de qualidade, ousamos realizar o 13º CNTTR. No nosso Congresso reafirmamos que estamos ligados pela solidariedade e luta para transformar cada vez mais a agricultura familiar e o Sistema CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG). Até o nosso 13º Congresso da CONTAG realizamos 52 plenárias estaduais e 5 plenárias regionais, que resultaram em 245 emendas que foram incorporadas ao texto base do 13º CNTTR. Alcançamos também de forma democrática a construção de uma Chapa Única e Unitária” ressaltou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Durante a abertura política, a CONTAG e a Fiocruz assinaram um Acordo de Cooperação com o objeto de implementar territórios saudáveis, sustentáveis e solidários, focando na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante os três dias de Congresso, os(as) delegados(as) debateram sobre diversos temas estruturantes do Movimento Sindical brasileiro, entre eles os desafios e oportunidades para a agricultura familiar no contexto da pandemia e pós-pandemia; o contexto da pandemia (vacinas e vacinação) e os desafios da representatividade e representação sindical e da sustentabilidade político-financeira pautando a campanha de sindicalização “Sindicatos de Portas Abertas”.

No terceiro e último dia de congresso foi eleita a nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da CONTAG para a Gestão 2021-2025. Os delegados e delegadas de todo o País votaram na Chapa Única da CONTAG “Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar!. A nova diretoria será conduzida por Aristides Santos. O Rio Grande do Sul está representado por Alberto Broch como vice-presidente e Secretário de Relações Internacionais e por Eugênio Zanetti como suplente sem vinculação específica.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva o 13º Congresso foi um momento importante de debate do Movimento Sindical, “mesmo em formato virtual, os agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de discutir em nível nacional as demandas para o dia a dia do setor.” A inovação de realizar o congresso online trouxe a afirmação sobre as diversas dificuldades que os agricultores ainda enfrentam, a exemplo do sinal de internet no meio rural.

“Seguiremos lutando por um meio rural com melhor infraestrutura, valorização, bem-estar e qualidade de vida. Para que nossos agricultores e pecuaristas familiares possam continuar produzindo com sustentabilidade e lucratividade” finaliza Carlos Joel.

Fonte: Informações CONTAG