NOTÍCIAS

Conseleite: cai o preço pago ao produtor pelo litro do leite no Estado

 
Nesta terça-feira (27), o Conseleite reuniu-se para definir o preço referência para o litro do leite no mês de outubro. Após 4 meses de altas, o valor do litro pago ao produtor terá queda de 5,18%, estabelecido em R$1,54. Mesmo com a queda, os valores seguem em alta em relação a anos anteriores, fato que se deve a alta dos custos no campo e na indústria, além dos efeitos causados pela pandemia, que aumentou o consumo de leite e de seus derivados nos domicílios. 

Dentre os representantes do conselho, existe a preocupação com a elevação nos custos dos insumos, que vem sendo reajustados nos últimos meses. Outro ponto citado na reunião e que pode afetar o consumo de leite é a redução no valor do auxílio emergencial pago pelo Governo Federal, que passou a ser de R$300,00. O aumento expressivo na importação de lácteos também é motivo de preocupação por parte dos produtores.

De acordo com o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “apesar da queda registrada, os valores ainda são melhores do que em outros momentos, porém, não há razão para euforia. Os custos de produção seguem aumentando e isso é prejudicial aos produtores. Os insumos seguem com um preço jamais visto e ainda temos o risco de ficar sem estoques de milho para a ração no Estado”. 

A FETAG-RS se posicionou mais uma vez contra a importação e está em constante diálogo com o MAPA para o fortalecimento do programa milho balcão da CONAB.