NOTÍCIAS

Contag realiza Oficina no Fórum Social Temático 2012

A Contag está participando do Fórum Social Temático 2012 – Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental – durante os dias 24 a 29 de janeiro em Porto Alegre. Nesta quarta-feira, dia 25, foi iniciada a Oficina Agricultura Familiar: Soberania, Segurança Alimentar e Sustentabilidade no Marco da Rio +20 na sede da Fetag.
O presidente da Contag, Alberto Broch, disse que o seminário tem por objetivo discutir com sindicalistas e com as organizações da sociedade civil parceiras a importância da agricultura familiar no debate internacional, que vai acontecer no mês de junho deste ano no Rio de Janeiro. “Pretendemos traçar um histórico dos tratados ambientais a partir da Eco/92 e seus desdobramentos, o estágio atual das discussões das COPs e outros debates que estão acontecendo no mundo, relacionando-os com as discussões de Segurança e Soberania Alimentar, a partir da visão da importância da Agricultura Familiar para superar a fome e a pobreza no mundo”, observa.
A vice-presidente da Contag, Alessandra Lunas, acredita que tendo em vista a importância do debate da sustentabilidade ambiental e econômica da agricultura familiar, será possível fazer uma discussão em torno do Código Florestal, que teve seu relatório aprovado no Senado Federal no final de 2011. “Neste debate queremos abordar os impactos para a agricultura familiar e para as políticas públicas diferenciadas de apoio ao setor, bem como o sentido dos acordos que foram produzidos na discussão do Senado”, completa.
Rio+20 Antecedentes e Perspectivas
Na parte da manhã desta quarta-feira (25) teve início a oficina Rio+20 Antecedentes e Perspectivas. O vice-presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, deu as boas-vindas ao participantes e enfatizou que Porto Alegre está voltada para as discussões do FST, ao mesmo tempo em que o estado enfrenta uma forte estiagem, mas que as soluções já estão sendo encontradas.
Em seguida, a vice-presidente da Contag, Alessandra Lunas, chamou para compor a mesa Nilo Diniz, diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente; Fátima Mello – FASE; Iara Pietrovski – INESC. Ela ressaltou a importância do Brasil sediar esse debate, cuja expectativa em nível mundial é muito grande. “Além da responsabilidade de recebermos todas essas pessoas, conta muito o posicionamento do Brasil”, disse.
Antes de começar sua explanação, Diniz fez questão de destacar que o público presente era bastante representativo. Ele trouxe informações básicas do processo da Rio+20, que se realizará de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro, bem como resgatou o que já aconteceu em anos anteriores. Para ele, a Rio+20 é a primeira renovação do compromisso internacional com o desenvolvimento sustentável.
Em relação aos desafios, Diniz citou a crise econômico e financeira profunda. Além disso, a conjuntura atual também é marcada por uma certa instabilidade política em determinadas regiões do globo. O governo brasileiro acrescentou a discussão do desenvolvimento sustentável a erradicação da pobreza. “A questão da inclusão social também associada à ideia da economia verde”, ressaltou.
Fátima Mello, do Núcleo Justiça Ambiental e Direitos da Fase, explicou que Fase e outras entidades espalhadas pelo mundo lutam para que ocorram mudanças no sistema de produção e consumo. “A economia verde, em nosso opinião, é extremamente problemática. A sua proposta não fala em direitos ou de justiça, mas sim de manter o mundo do jeito que está. E isto pode ser uma grande armadilha”, alerta.
A última palestrante foi Iara Pietrovski, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), defendeu a necessidade de evitar que o mundo caminhe a sua direita, ou seja, que possa ocorrer uma redução de direitos e de conquistas obtidas há 30 anos, lá na Conferência de Estocolmo. “O documento da Rio+20 é uma colcha de retalhos para tentar contemplar todas as demandas e não se responsabilizar por nada” adverte.
Agricultura Familiar e o Debate Internacional
Na parte da tarde, das 14h às 18h, acontece a Oficina Agricultura Familiar e o Debate Internacional de Soberania e Segurança Alimentar, Sustentabilidade Ambiental e Econômica. A coordenação é de Rosycleia Santos, secretária de Meio Ambiente da Contag; palestrantes: Alessandra Lunas, vice-presidenta da Contag e secretária geral da Coprofam; Jalcione Almeida, professor da Universidade Federal do RS e Irio Conte – FIAN Internacional e Consea.
Assessoria de Imprensa – 25/01/2012 Luiz Fernando Boaz (51-9314-5699)