NOTÍCIAS

Década da Agricultura Familiar é lançada em São Pedro do Sul

Buscando valorizar a agricultura e a pecuária familiar, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Pedro do Sul lançou a Década da Agricultura Familiar no município na noite de hoje (23). Contando com a presença da Regional Sindical Santa Maria e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS, o Sindicato recebeu lideranças municipais para o evento.

A ação fez parte da programação do projeto Fetag-RS em Conexão que está percorrendo todo o Estado e nos dias 23 e 24 está sendo realizado no município. O projeto tem como metodologia visitar propriedades dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares para ouvir suas demandas, vivenciar experiências, identificar potencialidades e principalmente se aproximar com a base.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Pedro do Sul, Jair Ivan Wouters “este momento é um marco para a agricultura familiar do nosso município. Lançar a Década da Agricultura Familiar que foi declarada pela ONU traz uma responsabilidade muito grande, pois traçaremos estratégias de desenvolvimento e contaremos com a parceria das entidades locais e regionais para pensar, planejar e executar estas ações”.

Já o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva pondera “que a Década da Agricultura Familiar só terá sentido se as entidades, os agentes públicos, políticos e os agricultores se aproximarem, buscando solucionar problemas latentes através da construção de projetos que mudem a realidade do meio rural de forma duradoura”.

O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti e os assessores de comunicação da Federação, Eduardo Oliveira e Hoana Talita Gehlen acompanharam o evento.