NOTÍCIAS

Definição sobre preço do tabaco é adiada para janeiro

Nesta segunda-feira (19/12), em Santa Cruz do Sul, teve início a negociação do preço do tabaco da safra 2022/2023 entre entidades representativas dos(as) produtores(as) e as indústrias. A Fetag-RS foi representada pelo presidente Carlos Joel da Silva, pela assessora de política agrícola Carla Schuch e pelos presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul e de Barros Cassal, Sergio Luiz Reis e Euzébio Borin, respectivamente.

No entanto, as entidades que representam os produtores saíram das reuniões frustradas, pois não houve acordo com as duas indústrias que participaram dessa primeira rodada de negociação. JTI apresentou propostas com reajuste sobre a tabela da última safra, abaixo do custo de produção. A BAT não apresentou nenhuma proposta.

As entidades apresentaram como proposta para a indústrias a variação dos custos de produção mais 5% de lucratividade para produtores.

Uma nova rodada de negociações ocorrerá em janeiro.

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Afubra e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag-RS, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Dois produtores rurais, um de cada uma das indústrias, também estiveram presentes acompanhando a negociação.