Caminhada da Juventude Rural no MSTTR

A juventude sempre esteve presente na construção e na luta do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais – MSTTR. O processo de mobilização para criação da FETAG-RS foi impulsionado e coordenado pela Frente Agrária Gaúcha (FAG), do qual participava a Juventude Agrária Católica (JAC), que foi uma ferramenta estratégica na organização das atividades nos municípios do interior do Estado.

A década de 80 é fortemente marcada pelo processo de abertura política e efervescência da organização sindical, política e partidária no Brasil. A FETAG não passa imune a esse processo. Neste período, os temas fortes foram saúde, previdência e garantia dos direitos trabalhistas e sindicais para os trabalhadores rurais. Com o intenso crescimento das atividades de mobilização e pressão política pela redemocratização do país, o trabalho específico com jovens fica em segundo plano. Foi uma década bastante marcada pelo êxodo rural, especialmente de jovens, que migravam para as cidades em busca de emprego e renda mensal.

O MSTTR percebe esse afastamento dos jovens do debate e da organização sindical e inicia um forte processo de discussão para reverter tal situação. A política sindical da Federação é reorientada junto à base e aos dirigentes e passa a buscar trabalhos específicos com a juventude.

O campo começava a sentir os problemas do êxodo massivo da juventude para as grandes cidades, que estava levando a um envelhecimento do movimento sindical motivado pela baixa participação de jovens na base. Fruto desta discussão surge, no final da década de 90, a proposta de criação de uma Comissão Estadual de Jovens.

Mesmo estando presente em todos os momentos da história do MSTTR, a juventude trabalhadora rural não tinha seu próprio espaço ou sequer era protagonista de suas ações.

Os jovens sempre foram convidados para os cursos de formação e para as atividades de mobilização, mas nunca eram os sujeitos da ação. Por isso, a criação da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR) é considerada a primeira grande conquista no MSTTR. A partir dela começa a trilhar seu próprio caminho, debater problemas comuns, propor alternativas e ajudar a construir as soluções. Enfim, a juventude rural gaúcha entra para a história do MSTTR.