Experiências Exitosas

EDUCAÇÃO DO CAMPO – O CAMPO MOSTRA QUE TRANSFORMAR É POSSÍVEL

 

A resistência, perseverança e esperança são as palavras de ordem nestes mais de 19 anos junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer. Da parte da FETAG-RS, apostamos na educação como uma ferramenta de transformação e mudanças do meio rural. Mudanças, no sentido de resgatar as práticas associativas, a criação e/ou resgate de posturas agroecológicas e de uma atividade que seja economicamente viável, sustentável e sustentável

O MSTTR acredita que é preciso adequar a escola às demandas da realidade vivenciadas no campo. De uma escola que atinge seus educandos, demonstrando novas técnicas, estimulando as crianças/adolescentes a questionar seus pais, mudando algumas tradições baseadas no pensamento de que os recursos naturais são infinitos. Por outro lado, ajudando-os a resgatar as práticas e posturas que levam a uma agricultura equilibrada, com atitudes de preservação que resultem em qualidade de vida.

O relato das experiências, que fazem parte do espaço da educação do campo, em todas as edições na Expointer, que uma das barreiras a ser ultrapassada é a questão cultural das regiões, os hábito e costumes alimentares. Muitas famílias se dedicam à plantação de grãos de lavoura extensivas, deixando de produzir verduras e hortaliças, e de criar animais domésticos que poderiam propiciar às famílias, uma alimentação mais segura e saudável.

O pensamento de que a saúde entra pela boca, já está mais do que comprovado, através de reportagens quase cotidianas, e no meio rural poderemos usufruir disso com custos mais baixos e tendo a certeza de que são produtos seguros, sem o uso de agrotóxicos.

Outra cultura interessante e que muda de região para região e a prática de cultivar flores, jardinagem ao redor das casas. O embelezamento das propriedades favorece a autoestima de seus moradores e torna o espaço da moradia mais agradável, propiciando prazer aos seus proprietários. E esse costume/hábito é algo que pode ser apreendido nas escolas e levado pelas crianças até seus pais.

Mas para além das mudanças de cultivo e de consumo alimentar, a educação, pode centrar o indivíduo, transformado em um ser humano que tenha consciência de sua cidadania. Acreditamos e lutamos por uma escola que ajude às crianças e adolescentes a construir seus projetos de vida. Que saibam muito mais do que escrever “UVA”, parafraseando Paulo Freire, saibam como produzi-la, o que pode ser feito com ela. Mas o que isso tem a ver com a educação? Acreditamos que tudo. Não podemos mudar e transformar de uma hora para outra a postura, hábitos e culturas das pessoas. Se os jovens são o futuro, eles devem começar enquanto crianças e adolescentes para serem o presente transformado.

O esforço da FETAG-RS é no sentido de reforçar o elo existente das muitas experiências que existem no estado.

O objetivo é que essas e tantas outras experiências exitosas, possam tornar-se conhecidas e que “proliferem” e renasçam em todos os cantos de nosso Rio Grande, se adequando e respeitando os saberes e vivências do povo do campo.