Programa Jovem Saber

O Programa Jovem Saber é um programa de formação e mobilização da juventude trabalhadora rural oferecido pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) para jovens entre 16 e 32 anos, sindicalizados ou não, como forma de fortalecer a organização da juventude rural e sua participação na vida comunitária e na luta sindical.

O programa é um instrumento de formação no qual os(as) jovens organizam-se em grupos de estudo em seus municípios e, com o apoio do Sindicato, Federação e CONTAG, se capacitam utilizando cartilhas (virtuais ou impressas) e tarefas de estudo. Além de conhecer as bandeiras de luta do MSTTR, por meio do Programa Jovem Saber, conhecer melhor o município onde vive e as oportunidades que podem existir nele, vão saber como agir para tornar a comunidade em que se vive um lugar melhor e conhecer seus direitos e como fazer para que sejam respeitados.

COMO PARTICIPAR?

Cada grupo de estudo deve ter de 06 a 12 jovens, sendo composto por, no mínimo, 30% de jovens mulheres, mas recomenda-se que tenha número igual de homens e mulheres (paridade de gênero).

A inscrição do grupo de estudo deve ser feita através do site: www.contag.org.br/sistemas/jovemsaber e cada grupo deve ter um(a) coordenador(a). Depois de inscrito no sistema online, o grupo recebe um login e uma senha que possibilitarão o acesso às cartilhas virtuais e às tarefas de estudo.

COMO FUNCIONA?
Os textos de estudo estão divididos em 08 módulos:
1. Sujeito, identidades e cidadania
2. O campo como lugar de vida
3. Organização e luta dos(as) trabalhadores(as) rurais
4. O Projeto Político do MSTTR para a Agricultura Familiar
5. Agricultura Familiar
6. Reforma Agrária
7. Sucessão rural
8. Sustentabilidade Político-Financeira

Ao final de cada módulo, há uma Tarefa de Estudos que tem como objetivos aumentar a relação do grupo com a comunidade em que vocês vivem e também despertar em cada um(a) a curiosidade sobre o mundo e a vontade de fazer as coisas acontecerem.

O grupo só passa de um módulo para outro depois de enviar o relatório da tarefa de estudo para o sistema informatizado do programa. As Secretarias de Jovens de cada federação, assim como a Secretaria de Jovens da CONTAG, são responsáveis pela avaliação das tarefas e liberação dos módulos.

 

Normativas, legislações, documentos e demais arquivos referentes a esta pasta estão disponíveis para download. Basta clicar em Menu -> downloads, e pesquisar pelo departamento correspondente ao tema.