NOTÍCIAS

Educação Popular transforma a realidade

 

 

 

Nos dias de hoje não basta apenas ter a informação. O mais importante é saber o que fazer com o que recebemos. Sendo assim, precisamos compreender a importância de criar espaços e oportunidades para as pessoas se manifestarem com suas opiniões e sentimentos a partir da própria história de vida, além de se sentir parte desta história.

 

É preciso criar momentos de diálogo para que as pessoas tomem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam. O movimento de escuta e de reflexão é chamado de educação popular.

 

Educação popular é um movimento pedagógico e político tipicamente latino-americano. Paulo Freire foi um dos principais disseminadores deste método.

 

É por meio da educação que é possível realizar transformações sociais em defesa das populações e de setores da sociedade que são mais explorados. Educação popular defende que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas se reconhecerem enquanto parte de um processo e que precisam estar inseridas nas suas organizações e instituições que as representam.

 

Podemos dizer que educação popular reconhece a realidade das pessoas, oportuniza espaços de participação e empodera as pessoas na busca por melhores condições de vida. Ela compreende todo e qualquer ser humano como produtor de conhecimento, respeita a cultura, os saberes populares, os valores e habilidades individuais.