NOTÍCIAS

Endividamento agícola

agricultura familiar para participar de uma reunião, hoje (2), na sede da Federação, oportunidade em que foi solicitado o apoio deles na questão do endividamento agrícola e nas dificuldades de pagamento dos financiamentos. As entidades apresentaram um estudo que traz em detalhes os fatos que motivaram todo esse quadro de inadimplência.
     O presidente da Fetag, Elton Weber, pediu à senadora Ana Amélia Lemos e aos deputados Elvino Bohn Gass, Dionilso Marcon, Edgar Pretto e Nelsinho Metalúrgico, bem como representantes de diversos parlamentares, que ajudem e encampem esse debate. Ele disse que caso a questão do endividamento não seja resolvida, outras áreas serão afetadas, como a sucessão rural, a reforma agrária e a manutenção dos trabalhadores rurais nas propriedades. 
     A senadora Ana Amélia elogiou a inteligente estratégia política adotada pelas entidades, já que o endividamento da agricultura familiar é comum a todos. Ela citou um exemplo que poderá influenciar de forma positiva o pleito. Na semana passada, um colega da Paraíba usou a tribuna para dizer que um produtor de seu estado havia tomado um crédito de R$ 6 mil e hoje deve R$ 60 mil. “Então, o endividamento é uma decisão política que o governo terá que tomar. No próximo dia 17, em audiência com o Banco Central, vou falar sobre todo esse problema”, reiterou a senadora.
     Weber enfatizou que o mesmo pedido será levado à presidente Dilma Rousseff, à Casa Civil e debatido durante as negociações do Grito da Terra Brasil, que acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, em Brasília, onde a Fetag levará uma representação de aproximadamente 500 pessoas.

 Mais informações: Elton Weber – (51 – 9325-0040)
Assessoria de Imprensa – 02/05/2011 Luiz Fernando Boaz (51-9314-5699)