NOTÍCIAS

Estatuto do Idoso FETAG quer equiparação do transporte intermunicipal

 que está tramitando na Assembléia Legislativa e que trata da equiparação do transporte intermunicipal com o Estatuto do Idoso, o qual dá direito a dois assentos gratuitos a idosos e aos demais um desconto de 50%.

    Conforme Elisete Hintz, diretora da FETAG, existe uma lei estadual que garante um desconto de 40% a dois passageiros com idades acima de 65 anos. Então, a FETAG está reivindicando que pessoas com mais de 60 anos tenham duas passagens gratuitas e para as demais seja concedido um desconto de 50%, a exemplo do Estatuto do Idoso no que diz respeito às passagens interestaduais.
    A partir de hoje, uma comissão deu início às negociações com a relatoria do projeto na Assembléia Legislativa. Caso não haja progresso, Elisete adianta que a comissão aprovou a realização de uma mobilização em nível de Estado na própria Assembléia Legislativa. O motivo é reforçar aos deputados a importância que os aposentados têm para a economia dos municípios e do próprio Rio Grande do Sul, bem como para que todos os poderes entendam que o Estatuto do Idoso deve sair do papel e ser regulamentado em benefício de todas as pessoas da terceira idade.
    Em relação a prazo, a dirigente disse que o período de negociação foi aberto hoje e como tem o Grito da Terra Brasil logo em seguida, tudo indica que essa reivindicação no Legislativo poderá se configurar em manifestação.
    Ainda na reunião houve a escolha de seis delegados que participarão nos dias 17, 18 e 19 de junho da Plenária Nacional em Brasília. A participação de praticamente todas as Regionais Sindicais da FETAG se constituiu em um ponto positivo nas discussões e nos encaminhamentos, bem como dos assessores regionais no sentido de desenvolver um trabalho mais forte nas bases junto aos aposentados rurais.

Mais informações: Elisete Hintz – (51.9314-5707)

Assessoria de Imprensa – 28/05/2008 – Luiz Fernando Boaz – (51.9314-5699)