NOTÍCIAS

Estiagem segue no radar da Fetag-RS

 

As consequências da estiagem seguem sendo sentidas pelos agricultores(as) e pecuaristas gaúchos. A Fetag-RS e seus Sindicatos seguem buscando respostas à pauta entregue ao governo estadual e federal para amenizar os efeitos sentidos pelas famílias.

 

Nesta semana, a Fetag-RS esteve em Brasília com uma comitiva de representação pressionando o governo federal para que as pautas emergenciais sejam atendidas. Entre as agendas a comitiva se reuniu com o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Fazenda, Gilson Bitencourt para tratar sobre os recursos financeiros para atender a pauta do Rio Grande do Sul, além da discussão do Plano Safra 2023/2024 e a operacionalização do Proagro.

 

E reunião com o ministro Paulo Teixeira a comitiva mais uma vez apresentou a pauta e levou elementos apresentando a realidade da agricultura e da pecuária familiar gaúcha. Outras agendas também foram contempladas, entre elas uma reunião com a Bancada Gaúcha e com o Bando do Brasil.

 

Finalizando a semana, a comitiva se reuniu com o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta para apresentar a pauta e buscar seu auxílio nas negociações, visto que têm trâmite e influência direta na presidência da república.

 

Ainda na sexta (17) o presidente da federação, Carlos Joel da Silva participou da abertura da colheita do arroz orgânico em Viamão, oportunidade em que o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira relatou que após a sua reunião com a comitiva gaúcha em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu três ministérios, entre eles o do Desenvolvimento Social, da Comunicação e da Casa Civil para deliberar sobre a pauta. Segundo relato do Ministro Paulo, há um indicativo político para a busca do montante financeiro necessário para o atendimento da pauta gaúcha em relação à estiagem. Ainda, afirmou que na próxima semana será retomado o grupo de trabalho sob os cuidados da Casa Civil para ajustes.

 

O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti que conduziu a comitiva em Brasília afirma que  “o que se vê por Brasília é um governo em construção. Só que os agricultores não têm tempo de esperar por esta morosidade. As famílias querem respostas, querem a solução dos seus problemas. A Fetag e os Sindicatos não descansarão até que teremos respostas positivas em relação às nossas demandas”.

 

A comitiva foi composta pelo vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, o coordenador da Regional Missões II, Marcio Langer, o presidente do STR de Santo Antônio da Patrulha, Samuel Santos, o engenheiro agrônomo Kaliton Prestes, o presidente da Contag, Aristides dos Santos e dos deputados federais Heitor Schuch, Elvino Bohn Gass e Dionilso Marcon.