NOTÍCIAS

Evento virtual discute praga da Cigarinha do milho

A FETAG-RS, em parceria com a empresa Sempre Sementes, promoveu na manhã de hoje, quarta-feira (17), um workshop para debater cenários e estratégias de manejo para minimizar os impactos da cigarrinha do milho no Rio Grande do Sul. O evento contou com palestra do engenheiro agrônomo André Aguirre Ramos, da Aguirre & Ramos Consultoria, e foi mediado pelo vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanneti.

Os mais de 100 participantes acompanharam uma apresentação em que o palestrante mostrou o cenário de prejuízos que as doenças provocadas pela praga podem trazer para as lavouras de milho, única cultura em que a cigarrinha se desenvolve. A presença do inseto, com cerca de 0,5 centímetros de comprimento, pode ser considerado novidade no território gaúcho e começou a ser detectado em grande escala no mês de novembro de 2020.

Atualmente, o uso de defensivos agrícolas é eficaz para matar a praga, no entanto, devido a grande quantidade de insetos que se estabelecem na lavoura, o problema acaba tornando-se difícil de combater. Mesmo assim, de acordo com o engenheiro agrônomo, o monitoramento das lavouras (visual e com o uso de armadilhas), o tratamento das sementes com neonicotinóides, evitar pulverizar a lavoura repetindo o mesmo princípio ativo da safra anterior, além de estar atento no controle do milho tiguera e ao período de plantio, evitando plantar depois dos vizinhos, são medidas que podem amenizar o problema.

Para o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “o evento foi importante para auxiliar os dirigentes e funcionários dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais no entendimento dos fatores que causam a cigarrinha e o que pode ser feito para combater uma praga que chegou nas nossas lavouras num momento em que sofremos os efeitos de uma estiagem severa. Precisamos disseminar informações que auxiliem no combate da cigarrinha do milho”.

Também participaram do evento o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, e o gerente da Região Sul da Sempre Sementes, Rogério Magaroto.

A FETAG-RS lembra que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão prontos para auxiliar os agricultores familiares que tiverem dúvidas sobre a cigarrinha e o vídeo completo com a palestra do engenheiro agrônomo André Aguirre Ramos pode ser acessado no link: