NOTÍCIAS

Fenasul Expoleite é aberta oficialmente com expectativa de crescimento

A 17ª Fenasul e 44ª Expoleite foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (17/5), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento, que segue até o dia 21 de maio, conta com cerca de 1,2 mil animais inscritos e realização de Concurso Leiteiro, Avaliação Morfológica, agroindústria familiar, rodeio, multifeira de Esteio, Feira de Terneiros, além de seminários e eventos técnicos. A expectativa das entidades organizadoras é superar o público da edição passada, que registrou aproximadamente 20 mil pessoas.

A Fenasul Expoleite é uma realização da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e da Prefeitura de Esteio.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, ressaltou que a Fenasul Expoleite é a demonstração da força do agronegócio do Rio Grande do Sul. “É também uma das oportunidades de conhecer o melhor que temos do ponto de vista da genética, da produção agropastoril, mas também de termos um espaço de convivência, de eventos culturais e de congraçamento. Não podemos deixar de destacar que nessa edição ultrapassamos os 100 exemplares das duas raças mais conceituadas”, afirma.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, destacou o desejo de crescimento do evento. “Em 2019, em uma de tantas reuniões, pensávamos em como dar um novo tamanho e um novo propósito para a Fenasul. Planejamos que no ano seguinte, a feira já seria diferente. No entanto, enfrentamos dois anos de uma pandemia que adiou nossos projetos. Não desistimos e corremos atrás do prejuízo, porque em 2022 queríamos uma feira mais madura e robusta. E felizmente, hoje, estamos celebrando essa conquista. Conseguimos triplicar a área de feira, o número de expositores e a diversificação dos produtos apresentados. Por isso, quero agradecer a todos aqueles que acreditaram no sonho ainda na edição anterior. O resultado está aí e tenho certeza, no próximo ano estaremos ainda maiores”, destacou.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando), Marcos Tang, ressaltou a importância da mistura campo e cidade no evento por meio da participação dos produtores de leite, gado de corte, pequenos animais, búfalos e pequenos produtores familiares. Também destacou gratuidade do evento. “A entrada nesta feira é franca, então o preço é dar uma olhada tanto na parte agropecuária quanto na Multifeira, pois quem está trabalhando precisa sim de amor pela atividade, mas pelo menos um mínimo de lucro”, afirmou.

Entre as raças dos animais inscritos estão Holandesa, Jersey, Gir, Girolando e búfalas leiteiras, coelhos, cavalos e gado de corte. Simultaneamente ocorre o rodeio artístico de Esteio e junto com a multifeira, a participação de 32 agroindústrias familiares. O evento também conta com os seminários técnicos promovidos pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), a Feira de Terneiros da Farsul com a venda de cerca de 500 animais, shows, entre outras atrações.

Representado a Farsul, o diretor vice-presidente Domingos Velho Lopes, deu ênfase à qualidade genética do gado leiteiro exposto no parque. “O que vemos aqui não perde em qualidade para o que se vê em feiras por todos os rincões do mundo”, comparou. Lopes também destacou os trabalhos que vêm sendo feitos pela prefeitura de Esteio e governo do Estado.

Para Eugênio Zanetti, vice-presidente da Fetag-RS, “nos próximos dias, o público em geral terá a oportunidade de ver o que de melhor a agricultura e a pecuária gaúcha produzem, além é claro de poder adquirir os excelentes produtos das agroindústrias familiares, que mais uma vez se farão presentes com as delícias e maravilhas que já são reconhecidas pelas pessoas do campo e da cidade”.

Já Vinicius Pellenz, diretor executivo da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) parabenizou a prefeitura de Esteio e entidades organizadoras. “São nestas oportunidades que a Febrac se coloca em apoio a vocês, à Farsul e Fetag, e disponibilizamos toda nossa estrutura”, garantiu.

Durante a solenidade, a data da próxima edição da Fenasul Expoleite já foi anunciada: de 15 a 19 de maio de 2024, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.