NOTÍCIAS

Fetag avalia cenário da cadeia leiteira

atual cenário de preços, bem como as perspectivas para o segundo semestre de 2010. Levantamentos elaborados pela Federação comprovam uma redução de 20% nos preços recebidos pelos produtores, nos últimos 90 dias, o que representa um montante de R$ 65 milhões que deixaram de circular na economia do Estado e no bolso do produtor, fato este que tem provocado desestímulo à produção.
          Para o presidente da Fetag, Elton Weber, a alta nas importações brasileiras de lácteos, principalmente do Uruguai, aliada à redução de preços ao produtor em plena entressafra, deverão resultar em diminuição da produção no segundo semestre de 2010. Além disso, aliado à estiagem no Centro-oeste, principalmente em estados produtores como Minas Gerais e Goiás, poderá ocasionar falta de produto no mercado.
          Weber sugere cautela aos produtores quanto a novos investimentos no setor. “Não façam uma avaliação quando os preços estão em alta, mas é recomendável uma análise pelo menos nos últimos 12 meses para se obter o preço médio do produto e em cima disso projetar novos investimentos”, completa.

Mais informações: Elton Weber – (51-9325-0040)
Assessoria de Imprensa – 20/08/2010 Luiz Fernando Boaz (51-93-14-5699)