NOTÍCIAS

Fetag considera importante decisão da Monsanto

O presidente da Fetag, Elton Weber, considerou importante a decisão da Monsanto, tomada no dia 26 de fevereiro, de suspender a cobrança dos royalties da soja Roundup Ready 1 (RR1) até que haja uma decisão final da Justiça sobre a validade da patente da tecnologia. O dirigente lembra que foram muitos anos com o processo em andamento na Justiça e várias decisões favoráveis ao agricultor contestando a cobrança. Do outro lado, a multinacional insistindo em cobrar.
A Fetag sempre se posicionou pelo não-pagamento até que a Justiça apresente uma posição final. “Nós esperávamos que a Monsanto tomasse essa atitude há mais tempo, mas antes tarde do que nunca, já que tranquiliza os agricultores quanto a toda essa discussão e confusão. É importante ressaltar que a Fetag foi a primeira e única entidade que jamais mudou de posição em relação a cobrança de royalties. Não somos contrários a novas tecnologias ou pesquisas, mas sim que não haja cobrança sobre a produção”, justifica.
Weber afirma que todas as orientações da Fetag continuam valendo, ou seja, não se assina acordo de pagar x, passado ou futuro. Que o agricultor mantenha a posição de não-pagamento, continue produzindo e trabalhando. “Esperamos que a Justiça defina para que tenhamos um marco regulatório concreto”, completa.
Mais informações: Elton Weber – (51) 9325-0040
Assessoria de Imprensa – 27/02/2013 – Luiz Fernando Boaz – (51) 9314-5699