NOTÍCIAS

Fetag faz ato no Uruguai

tendo à frente Nestor Bonfanti, 1° tesoureiro, para participar de um ato em defesa da produção de tabaco defronte ao Hotel Conrad, onde desde domingo está acontecendo 4ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 4). O evento é organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem focado a questão do tabagismo como tema de saúde pública, sem levar em consideração que mais de 30 milhões de pessoas cultivam tabaco no planeta e dependem desta atividade para sobreviver.
     No Brasil, mais de 220 mil famílias, basicamente de pequenos agricultores, têm nesta atividade a principal fonte de renda. Após quatro anos de estudos de cultivos alternativos economicamente viáveis, as organizações contrárias à produção de tabaco ainda não encontraram qualquer solução concreta para a substituição da cultura.
     O assessor de Política Agrícola da Fetag, Airton Hochscheid, que está no Uruguai desde a abertura da Conferência, lamenta que a OMS tem ignorado a representação dos produtores. “Eles estão nos excluíndo das atividades, sem sequer permitir a entrada dos agricultores para assistir às reuniões. Hochscheid lembra que a principal preocupação da Fetag diz respeito a possíveis impactos que as decisões da Conferência possam ter sobre a produção de mais de 92 mil famílias gaúchas, que têm na atividade a principal fonte de renda.
     Em Porto Alegre, o presidente da Fetag, Elton Weber, destacou o apoio da Comissão de Fomento Agrário do Uruguai, que está proporcionando toda a infraestrutura para a Fetag promover a manisfestação. “Queremos alertar os congressistas que não queremos perder espaço de trabalho e renda por decisões que possam ser tomadas. Queremos discutir o tema de forma direta com os agricultores, não só em conferências mas em nível de país”, observa Weber.
     Além de Hochscheid, a Fetag participa da Conferência com dirigentes sindicais dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz, Arroio do Tigre e Horizontina.

Mais informações: Nestor Bonfanti – 51-9314-5705 / Airton Hochscheid 51-9324-3673
Assessoria de Imprensa – 17/11/2010 – Luiz Fernando Boaz 51-9314-5699