NOTÍCIAS

Fetag garante avanços com a mobilização

milhões de crédito emergencial para o Rio Grande do Sul. O Ministério da Fazenda assumiu o compromisso de encaminhar ao Tesouro pedido de suplementação para completar a demanda de R$ 55 milhões.
     Para o presidente da Fetag, Elton Weber, os avanços estão diretamente ligados à pressão dos mais de 1.500 trabalhadores rurais, que permaneceram durante todo o dia em frente ao prédio da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O dirigente ressalta que as conquistas só foram possíveis graças às audiências em Brasília na semana passada, ontem e hoje, que contaram com o apoio da Contag.
     Enquanto os agricultores atendiam aos gritos de ordem vindos do carro de som conduzidos pelo vice-presidente da Fetag, Sérgio de Miranda, e por tantos outros dirigentes que por lá passaram, outro grupo, liderado pelo tesoureiro-geral, Amauri Miotto, permaneceu todo o dia no gabinete do delegado Nilton Pinho de Bem.
     Ainda pela manhã, uma comitiva liderada pelo 1° tesoureiro, Nestor Bonfanti, e com o assessor de Meio Ambiente da Federação, Alexandre Scheifler, esteve na Secretaria do Meio Ambiente, onde o secretário Berfran Rosado afirmou que deverá ser publicado nos próximos dias um decreto criando o Programa de Regularização Ambiental, com prazo de três anos para a adesão da agricultura familiar. Na mesma audiência, foi anunciada a resolução no Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, reconhecendo o interesse social da agricultura familiar.
     À tarde, uma outra comissão que teve à frente o presidente da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF), Juarez Cândido da Rosa, esteve na Secretaria da Habitação, cobrando a liberação de R$ 585 mil referentes à contrapartida do Estado para o Programa Social de Habitação (PSH). O secretário-adjunto Luiz Zaffalon garantiu a liberação dos recursos até o dia 6 de novembro.
     O presidente da Fetag, Elton Weber, ao fazer uma avaliação da mobilização disse que ela foi positiva, pois mostrou à opinião pública que o agricultor familiar não fica parado diante de respostas negativas. “Com certeza, os avanços obtidos foram muito importantes, provando mais uma vez a importância da mobilização da categoria”, completa Weber.

          Mais informações: Em Brasília: Elton Weber/51-9325-0040; Em Porto Alegre: Sérgio de Miranda – 51-9325-8410; Amauri Miotto – 51-9314-5750; Elisete Hintz – 51-9314-5707; Nestor Bonfanti – 51-9314-5705

          Assessoria de Imprensa – 28/10/2009 Luiz Fernando Boaz (51-9314-5699)/Izabel Rachelle – 51-9325-2162