NOTÍCIAS

Fetag presente na COP 5 na Coreia do Sul

gaúcho que viaja à Coreia do Sul amanhã (8) para acompanhar a Conferência das Partes (COP 5), que acontece de 11 a 17 de novembro, em Seul. O evento, promovido pela Organização Mundial da Saúde reunirá dirigentes dos países que assinaram a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, que discutirão novas diretrizes para a produção internacional de fumo.
O vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, diretor responsável pela Comissão Estadual do Fumo na Federação, conta que a preocupação do setor produtivo de tabaco é que sejam aprovadas as exigências como redução da área plantada, corte em mecanismos de suporte aos produtores e interferência em suas associações. “O governo brasileiro trata esse assunto de forma extremamente fechada e sem dar oportunidade que o produtor se manifeste e opine”, justifica.
Ao mesmo tempo, Schuch acredita que enquanto não existir um programa consolidado e eficiente de alternativas que garantam renda aos agricultores familiares não será possível falar em conversão das lavouras. “Não podemos esquecer que a produção de fumo envolve mais de 190 mil famílias na Região Sul”, disse.
O parlamentar lembra, ainda, que o governo federal até agora não se manifestou oficialmente sobre a posição que levará à COP 5. Conforme Schuch, tanto o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, quanto o da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, já garantiram ao setor que o Brasil irá declarar contrariedade à redução de área de cultivo de fumo no Brasil. Porém, o governo não declarou oficialmente essa decisão, o que causa apreensão entre os produtores e trabalhadores do tabaco, assim como aos municípios com economia calcada na atividade.

Assessoria de Imprensa Fetag / Assessoria Imprensa Gabinete Deputado – 07/11/2012