NOTÍCIAS

Fetag promove seminário de Formação Sindical

Seminário Estadual de Formação Sindical, em Porto Alegre. Com duração de dois dias, o evento tem por objetivo avaliar as atividades formativas da Federação, do conjunto dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, bem como planejar as ações em 2010 e próximos anos. Como painelistas Zander Navarro, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Celina Areas, secretária de Formação da CTB.
     O vice-presidente da Fetag e da CTB-RS, Sérgio de Miranda, explica que, cada vez mais, se percebe a importância e a necessidade de qualificar as lideranças e os dirigentes. Para ele, as mudanças ocorrem rapidamente e se faz necessário acompanhar sempre, dar direção para as atividades e a organização do movimento sindical. “Tudo isso motivou a Fetag a realizar esse debate, com a participação da Contag e da CTB, que vão estar compartilhando suas experiências em políticas de formação para que possamos qualificar, ainda mais, nosso trabalho no Rio Grande do Sul”, justifica.
     Já o presidente do Instituto de Formação Sindical da Fetag (IFSIM), Sérgio Poletto, acredita que os dois dias são fundamentais para se fazer uma reflexão. “Que tipo de formação queremos e a respectiva qualificação das lideranças. A formação tem que ser permanente em favor do movimento sindical”, observa. Ao mesmo tempo, o secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Moreira Souto, conta  que todas as lideranças que passam por um processo de formação vão muito além. “É formar cidadãos antes mesmo de formar lideranças”, pondera.
     O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, considera muito importante a Fetag promover um evento que possibilite a troca de experiências. “Queremos construir um movimento sindical mais consciente e que dê respostas as mais diversas questões. O sindicalista que não se forma, se deforma. Então, parabenizamos a Federação pela iniciativa”, completa Vidor.

Assessoria de Imprensa – 18/02/2010  Luiz Fernando Boaz (51-9314-5699)