NOTÍCIAS

Fetag quer evitar plantio sem Proagro Mais

 Conforme levantamentos técnicos, as regiões Noroeste, Missões e na Metade Norte as perdas nas lavouras de milho superam os 50% de produtividade inicialmente projetadas, inclusive em algumas localidades as perdas são totais. Esse quadro motivou a Fetag a enviar hoje (16) ofícios aos ministros da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda solicitando o alongamento do período recomendado pelo zoneamento agrícola da soja, entre os dias 10 a 20 de dezembro, nas regiões mais afetadas, para evitar que os produtores fiquem sem a cobertura do Proagro Mais.
     O presidente da Fetag, Elton Weber, solicitou, ainda, que seja publicada uma portaria incluindo no Proagro Mais as lavouras implantadas após o período recomendado pelo zoneamento agrícola, no caso da soja. Além disso, continua Weber, também o enquadramento no seguro caso o agricultor decida mudar de cultura, ou seja, plantar milho ao invés de soja, uma vez que no caso do milho o zoneamento permite o plantio até 20 de janeiro (neste caso há a necessidade de mudança da cultura registrada no RECOR, uma vez que a operação era de soja e passaria a ser milho).
     Os ofícios enviados pela Fetag pedem, igualmente, a liberação imediata do pagamento dos recursos do Proagro Mais para os agricultores que ainda não receberam os valores de safras anteriores. Segundo informações do Banco do Brasil há 2.676 operações no RS aguardando o sinal verde por parte do Banco Central. “Muitos esperam há mais de um ano”, lamenta o dirigente.

Mais informações: Elton Weber – (51-9325-0040)

Assessoria de Imprensa – 16/12/2008  Luiz Fernando Boaz (51-93145699)