NOTÍCIAS

Fetag-RS apresenta dados da agricultura familiar em coletiva de imprensa

Nesta quinta-feira (15), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul realizou a sua tradicional coletiva de imprensa de final de ano.

A diretoria da Fetag-RS e a assessoria de política agrícola apresentaram um balanço da agricultura e da pecuária familiar no ano de 2022, além de traçar as perspectivas e as necessidades do setor para o próximo ano.

Na apresentação para a imprensa, constaram dados sobre a cadeia produtiva no ano que está se encerrando, um panorama sobre como o cenário econômico mundial, nacional e estadual, que foi marcado pela guerra na Ucrânia e ainda pela pandemia, fatores que influenciaram no aumento do custo de produção e fizeram com que o preço dos alimentos tivessem forte alta nas gôndolas dos supermercados, diminuindo o poder de compra da população e a renda das famílias do campo.

A Federação pontuou que o principal problema no Brasil e no mundo é a fome e que a solução do problema passa diretamente pelas mãos da agricultura familiar, e pelas políticas públicas que deverão ser aprimoradas e outras que precisam ser construídas pelos governos que foram eleitos, tanto no Estado quanto na União.

No espaço para perguntas, os representantes dos veículos de comunicação questionaram, dentre outros temas, sobre o posicionamento da Fetag-RS durante a transição dos governos, momento em que a federação está dialogando com os eleitos e suas equipes e apresentando as necessidades do setor e se colocando a disposição para auxiliar no processo, em especial ao que se refere a criação de secretaria estadual e de ministério voltado a agricultura familiar.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a imprensa é fundamental para fazer com que as pautas da agricultura e da pecuária familiar sejam ouvidas pelas autoridades e compreendidas pela população urbana, que muitas vezes não faz ideia do quão trabalhoso é produzir os alimentos que são consumidos diariamente”.