NOTÍCIAS

FETAG-RS discute temas da agricultura e pecuária familiar com o Banco do Brasil

Na tarde de ontem, quarta-feira (20), o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, o vice-presidente, Eugênio Zanetti, e o quadro de assessores do departamento de política agrícola da Federação participaram de uma reunião por videoconferência com a superintendência do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul, oportunidade em que temas importantes para a agricultura familiar foram abordados.

A FETAG-RS informou aos representantes do banco estatal que está preocupada com a fechamento de algumas agências no Estado, uma medida anunciada recentemente e que poderá afetar o atendimento aos agricultores familiares.

Para facilitar a vida dos agricultores familiares que necessitam contratar crédito fundiário via Coban e PRONAF A, será tratado diretamente com a diretoria nacional do Banco do Brasil a possibilidade de incluir esta opção dentro sistema do Coban.

Hoje, em reunião com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, a FETAG-RS colocará em pauta a falta de recursos para o PRONAF Mais Alimentos e o custeio emergencial para a estiagem que necessita de operacionalização do Banco do Brasil.

De acordo com o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “a reunião foi uma boa oportunidade para alinharmos medidas que precisam ser tomadas para solucionar problemas dos agricultores, mas também falamos sobre o que já está em andamento, como a construção de moradias por jovens nas terras de seus pais ou avós, medida já formalizada internamente no banco, porém, solicitamos urgência na liberação dos recursos para encaminhamentos das operações de crédito”.

Nas próximas semanas, a FETAG-RS pretende apresentar um projeto piloto para a contratação de seguro rural para a agricultura familiar.

Também participaram da reunião o gerente de agronegócio, Anderson Nascimento, e assessores de agronegócio Rogério Steinhorst e Fabrício Coelho.