NOTÍCIAS

FETAG-RS e Embrapa de Bagé discutem projeto para a pecuária familiar

Na segunda-feira (5), a FETAG-RS e a Embrapa de Bagé realizaram uma videoconferência de aproximação entre as duas entidades. O diretor da Embrapa, Fernando Cardoso e a equipe de profissionais apresentaram aos diretores da FETAG-RS a intenção de criação de um programa que valorize a pecuária gaúcha, em especial a familiar.

A intenção da Embrapa é desmistificar alguns pontos que muitas vezes são incorretamente ligados a pecuária, com por exemplo, a de que a criação de gado pode influenciar negativamente no clima do planeta e no equilíbrio do meio ambiente. Também existe a preocupação com a exportação de gado em pé, já que nessa condição não há agregação de valor nas carnes que saem do Brasil.

Para as próximas semanas será criado um projeto de acordo de cooperação técnica entre a FETAG-RS e a Embrapa Bagé para que a parceria seja firmada de forma oficial, o que poderá ser o pontapé inicial para a união entre as entidades no intuito de fortalecer a cadeia produtiva da pecuária.

De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “valorizar a pecuária gaúcha, principalmente a familiar, é fundamental em um momento em que o cultivo de soja está tomando espaços que eram da criação de animais. FETAG-RS e Embrapa podem atuar lado a lado visando o mesmo objetivo”.