NOTÍCIAS

Fetag-RS e entidades entregam documento conjunto sobre o Programa Selo Biocombustível Social

Em reuniões realizadas nesta terça-feira (24), em Brasília, a Fetag-RS, entidades representativas e a Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha entregaram documento ao secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Eli Almeida Leandro, e ao diretor do Departamento de Estruturação Produtiva – DEP-SAF/MAPA, Clecivaldo Ribeiro e a coordenadora de Fomento a Energias Renováveis – DEP-COER/MAPA, Viviane Silveira Anjos. O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, representou a federação. Também participaram os deputados Heitor Schuh (federal) e Elton Weber (estadual)

De acordo com o documento conjunto, o cultivo de matérias-primas e a produção industrial de biodiesel, ou seja, a cadeia produtiva do biodiesel, tem grande potencial de geração de empregos, promovendo, dessa forma, a inclusão social, especialmente quando se considera o amplo potencial produtivo da agricultura familiar.

As entidades também entregaram demandas do setor de biocombustíveis, tais como a manutenção e o fortalecimento do Programa Selo Biocombustível Social, encerrando a discussão de diminuição do programa; – adoção de política contra a importação de Biodiesel, fortalecendo a produção nacional, que hoje tem capacidade de ampliar a produção; – Ampliação da mistura de Biodiesel ao combustível, ampliando os percentuais praticados hoje para até 20% da mistura.

Assinam a Frente Parlamentar Agropecuária Gaúcha, juntamente com a Fetag-RS, Fetaesc, Fetaep, Aprobio, Sindibio, Ubrabio, Fecoagro, Sistema OCB, Unicafes, Feacoagro e a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar do Congresso Nacional.

Também estiveram presentes a secretária de política agrícola da Contag Vânia Marques Pinto, e representantes de entidades que assinam o documento.