NOTÍCIAS

FETAG-RS e Secretaria da Agricultura discutem importantes temas da Agricultura Familiar

No final da tarde ontem, quarta-feira (27), a FETAG-RS participou de reunião com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. O encontrou foi marcado a pedido da diretoria da FETAG-RS.

Na oportunidade, o presidente e vice-presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva e Eugênio Zanetti, respectivamente, e os assessores de política agrícola da federação levaram ao conhecimento do secretário e de sua equipe algumas das pautas que devem ser priorizadas pela secretaria e pelo Governo do Estado nas próximas semanas.

Dentre as pautas tratadas, o programa de Forrageiras, em que estão pendentes a devolução de recursos para três STRs da Regional de Santa Rosa, revisão da devolução dos valores das Sementes Forrageiras na conta dos fornecedores e para que não haja atraso no pagamento para os fornecedores; o programa Troca-troca de Milho, em que a FETAG-RS pediu a anistia dos boletos e a organização do programa para 2021.

Sobre as agroindústrias familiares, a FETAG-RS reforçou o pedido feito anteriormente para melhorias de infraestrutura no Parque Assis Brasil, tais como ampliação de estacionamento, água, energia e cascalho nos espaços destinados aos expositores do pavilhão da Agricultura Familiar. Também foi solicitado o cronograma de feiras para 2021 e o avanço com a implementação do selo arte para produção artesanal das agroindústrias.

A FETAG-RS também solicitou ao secretário Covatti Filho soluções para o Cadastro Florestal, urgência na publicação de resolução sobre o decreto das multas, recursos para o Fundo Leite e atualização sobre programa de irrigação.

A FETAG-RS cobrou fortemente urgência para todos os pedidos e uma nova reunião foi marcada para daqui 15 dias, quando o secretário Covatti Filho irá responder quais já foram atendidos e quais ainda precisarão avançar mais antes de uma resolução definitiva.