NOTÍCIAS

FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais organizam semana de mobilização

Considerando o grande risco que a agricultura e a pecuária familiar estão correndo, a FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais promovem, entre os dias 12 até 16 de abril, a “Semana D de Mobilização”, que marca o posicionamento contrário do movimento sindical diante dos cortes aprovados na Lei Orçamentária Anual para 2021 que atingirão em cheio categoria.

 

A Semana D de Mobilização também terá como pautas o Plano Safra de 2021, que deverá ser anunciado em junho, e a Década da Agricultura Familiar, declarada pela ONU.

 

Durante toda a semana, os dirigentes sindicais participarão de reuniões com prefeitos, Câmaras de Vereadores, Secretarias Municipais, cooperativas e demais entidades ligadas à agricultura solicitando apoio no encaminhamento das pautas para os deputados federais e senadores, para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, para o ministro da Economia, Paulo Guedes, e também para o Presidente da República, Jair Bolsonaro, numa forma de pressão para que todos os pleitos do Movimento Sindical sejam ouvidos e atendidos.

 

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “a Semana D de mobilização tem como objetivo fazer com que as demandas do Movimento Sindical cheguem com força nos parlamentares, ministros e no Governo Federal. O Plano Safra está por vir e precisamos que os recursos sejam repostos no Ministério da Agricultura, caso contrário teremos sérias dificuldades. A agricultura e a pecuária familiar sustentam a economia e alimentam os brasileiros, mas parece que o governo esqueceu disso”.

 

As restrições impostas pela pandemia impedem que as mobilizações sejam presenciais, mas não tiram a força do Movimento Sindical, que seguirá exigindo apoio de todos os representantes no parlamento e no governo.