NOTÍCIAS

Fetag-RS em Conexão visita agricultores em Cerro Largo

Nos dias 14 e 15 outubro, a Fetag-RS esteve no município de Cerro Largo para realizar a quarta edição do Fetag-RS em Conexão, projeto desenvolvido pela federação como parte das atividades da Década da Agricultura Familiar e que tem por objetivo visitar propriedades de produtores(as) rurais em todo o Estado.

Durante os dois dias de atividades, dez propriedades de agricultores(as) foram visitadas, em diferentes localidades rurais. Nas visitas, os(as) produtores rurais tiveram a oportunidade de relatar como é a sua rotina de trabalho, o que está bom e o que ainda é preciso para desenvolver o setor produtivo.

Nas propriedades que receberam o Fetag-RS em Conexão as principais dificuldades relatadas pelos produtores rurais estão relacionadas a problemas com a alta nos custos de produção, enquadramento, alta carga tributária, burocracia, falta de seguro e de zoneamento para a uva, poucos incentivos para as agroindústrias e falta de acesso a financiamentos com juros mais baixos e de assistência técnica.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que participou das visitas, “visitar as propriedades é importante para reduzir a distância entre a federação e os Sindicatos dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares, que são a essência do movimento sindical. Nossos(as) agricultores(as) familiares são os grandes responsáveis pela produção de alimentos, mas têm necessidades para que possam seguir produzindo”.

Ainda na programação do roteiro, foi realizada reunião com as entidades representativas do setor em que foi formado o Comitê da Década da Agricultura Familiar. Finalizando o roteiro, a Regional Sindical Missões I reuniu-se para debater as demandas recebidas durante o Fetag-RS em Conexão e quais serão os encaminhamentos dados nas próximas semanas. A regional definiu que dará continuidade as visitas nos demais municípios da região.

As visitas foram acompanhadas pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Largo, Juca Werle; pela coordenadora da Regional Missões I e conselheira fiscal da Fetag-RS, Rozane Scherer, pelo tesoureiro geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos; pelo assessor Luciano Beilfuss; e por diretores do STR e lideranças do movimento sindical da regional.