NOTÍCIAS

Fetag-RS em Conexão visita famílias em Vera Cruz

Nos dias 29 e 30 de julho, em Vera Cruz, na Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, a Fetag-RS deu o pontapé inicial para o projeto Fetag-RS em Conexão, que percorrerá todas as 23 regionais sindicais nos próximos meses. O presidente da federação, Carlos Joel da Silva, acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Vera Cruz, Cristian Wagner, a Coordenadora da Regional Sindical Vilce Leão, o prefeito municipal, Gilson Backer, entre outras lideranças conduziram a comitiva.

Seguindo os protocolos de saúde, lideranças do movimento sindical e autoridades locais visitaram sete propriedades familiares, de variados segmentos, para, principalmente, ouvir o que os produtores rurais têm para dizer.

Na série que visitas, que contou com propriedades de famílias produtoras de tabaco, leite, frangos, agroindústria de embutidos, hortaliças e frutas, dentre outras atividades, foram tratados temas relacionados aos baixos preços pagos pelas indústrias, que muitas vezes sequer cobrem os custos de produção, principalmente na cadeia do tabaco, atividade muito presente na região, mas que também afeta fortemente a cadeia leiteira.

Também foram fortemente abordados os temas relativos à sucessão rural, com famílias cujos filhos já estão se preparando para assumir as atividades. Dentre os exemplos, na Agroindústria Schunke, que produz embutidos, o filho está estudando administração de empresas para poder dar continuidade, tanto na agroindústria quanto na cadeia produtiva de frangos, na qual são produtores integrados. Nas reuniões realizadas em todas as propriedades visitadas, jovens relataram a vontade de seguir produzindo, mas pediram mais atenção dos governos para a categoria, que necessita de estímulos para garantir a permanência dos jovens no meio rural.

Além dos baixos preços pagos pela produção, relato constante nas visitas, os agricultores e pecuaristas familiares falaram em valorização da agricultura e da pecuária, atividade que muitas vezes é vista como inferior, mas que na realidade é a grande responsável pela produção de alimentos. Os produtores também pediram mais investimentos em educação, mais recursos para programas como o PAA e o PNAE, aumento no limite para enquadramento de DAP, juros menores nos financiamentos rurais, incentivos para a diversificação da produção a fim de evitar a monocultura, menos burocracia, abertura de novos mercados para a produção familiar e investimentos para o grande gargalo evidenciado: a energia elétrica insuficiente para atender a região.

Em um dos relatos mais marcantes, um produtor rural falou sobre o empréstimo consignado creditado em sua conta sem autorização. No total, R$15.600,00 foram depositados em sua conta indevidamente, gerando um desconto mensal de cerca de 30% do seu benefício. Ele foi orientado sobre como proceder e informado sobre todas as ações, inclusive judiciais, que a Fetag-RS já está desenvolvendo.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a primeira série de visitas foi excelente, pois ouvimos muito relatos marcantes sobre as dificuldades enfrentadas e a necessidade de valorização da agricultura e da pecuária familiar, pois somente assim iremos garantir a sucessão rural, que é fundamental para aumentar a produção de alimentos, o que será fundamental nos próximos anos”.

Para encerrar as atividades em Vera Cruz, uma reunião com os sindicatos da Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, a diretoria do Sindicato e lideranças locais definiram os rumos que serão dados a partir das demandas que foram ouvidas nas sete propriedades visitadas e que serão desenvolvidas pelo Comitê Gestor da Década da Agricultura Familiar, constituído no município. As demandas dos agricultores serão tratadas pela regional, pelos sindicatos e pela Fetag-RS.

Também participaram das visitas vereadores, secretários e representantes de entidades financeiras da região.