NOTÍCIAS

Fetag-RS em Conexão visita propriedades em São Pedro do Sul

Nos dias 23 e 24 de setembro, a Fetag-RS esteve no município de São Pedro do Sul para realizar a terceira edição do Fetag-RS em Conexão, projeto desenvolvido pela federação e que tem por objetivo visitar propriedades de produtores(as) rurais em todo o Estado e que faz parte das atividades da Década da Agricultura Familiar, sempre seguindo todos os protocolos de saúde.

Durante os dois dias de atividades, nove propriedades de agricultores(as) foram visitadas, em diferentes localidades rurais. Nas visitas, as pessoas têm a oportunidade de relatar como é a sua rotina de trabalho, o que está bom e o que ainda pode melhorar.

Nas propriedades que receberam o Fetag-RS em Conexão as principais dificuldades relatadas pelos produtores rurais estão relacionadas a problemas com enquadramentos de DAP- que devido as altas no custo de produção acabaram prejudicando agricultores, falta de água até mesmo para consumo das famílias, falta de acesso a internet e telefone e necessidade mais assistência técnica nas propriedades.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que participou das visitas, “visitar as propriedades é importante para reduzir a distância entre a federação e os Sindicatos dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares, que são a essência do movimento sindical. Vimos a realidade que está sendo vivida e trouxemos demandas que serão trabalhadas pela federação e pelos sindicatos, pois ainda há muito o que se fazer para melhorar a vida de quem produz os alimentos”.

Ainda na programação do roteiro, foi realizada reunião com as entidades representativas do setor para a formação do Comitê da Década da Agricultura Familiar, em jantar realizado na noite de quinta-feira (23), e na tarde se sexta-feira (24) a Regional Santa Maria fez uma avaliação do roteiro e o que pode ser feito para atender as necessidades levantas pelas famílias.

As visitas foram acompanhadas pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Pedro do Sul, Jair Wouters; pela prefeita municipal, Ziania Bolzan; pelo vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti; pelo coordenador da Regional Santa Maria, Fabrício Murini e pela assessora Eliane Passos; e por diretores do STR e lideranças do movimento sindical de São Pedro do Sul e da Regional Sindical Santa Maria.