NOTÍCIAS

FETAG-RS entrega demandas da agricultura e da pecuária familiar ao governador Eduardo Leite

Na tarde desta quinta-feira (22), o presidente e o vice-presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva e Eugênio Zanetti, respectivamente, foram recebidos pelo governador do Estado, Eduardo Leite, no Palácio Piratini. No encontro, que foi transmitido via internet, a FETAG-RS entregou uma série de demandas da agricultura e da pecuária familiar gaúcha construídas após reuniões com as Regionais Sindicais e com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. A reunião foi uma ação da Semana D de Mobilização.

Na pauta, temas como a implementação de um programa de desenvolvimento da agricultura e da pecuária gaúcha com a participação das entidades do setor e que aborde metas para curto, médio e longo prazo; redução de ICMS e criação de forma alternativa para precificação do óleo diesel utilizado na agricultura e na pecuária gaúcha; criação de  Câmara Temática do Crédito Rural; encaminhamento e liberação de veículos para a FETAG-RS oriundos de Emenda Parlamentar o deputado federal Elvino Bohn Gass; rever a devolução das Sementes Forrageiras na conta dos fornecedores, destinando-a diretamente para o Sindicato; anistia total no valor dos boletos do Troca-Troca para agricultores de municípios atingidos pela estiagem e que tiveram decreto de situação de emergência reconhecidos pelo Governo do Estado.

A FETAG-RS também solicitou a implementação do Programa Pró-Irriga; destinação de recursos do Fundo Leite para custeio de estudo realizado pelo Conseleite-RS através da UPF; urgência na concessão dos descontos para multas em virtude da vacinação da febre aftosa, que segue sendo negado nas inspetorias mesmo após alinhamento com a SEAPDR; apoio do governo do Estado para a Circular 01 do MAPA que evita que produtores rurais sejam multados logo na primeira autuação; integração do Cadastro Florestal em conformidade com o sistema da FETAG-RS; e, no que se refere as agroindústrias familiares, inclusão das mesmas no auxílio emergencial gaúcho no valor de duas parcelas de R$1.000,00, regulamentação do selo arte, apoio para participação em feiras fora e dentro do Estado.

Para o Parque Assis Brasil, a FETAG-RS solicitou a ampliação da área e da infraestrutura do estacionamento da Agricultura Familiar e assinatura do termo de cedência do local para a FETAG-RS.

O governador Eduardo Leite ouviu atentamente todas as pautas da FETAG-RS, afirmou ter conhecimento da importância da agricultura e da pecuária e familiar, salientou que reunião foi importante para esclarecer onde o Estado deve investir os recursos da melhor forma possível e se comprometeu a responder todas as pautas, que já estão sendo conversadas com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Leite prometeu investimentos no meio rural, principalmente em estradas, mais um ponto que foi levantado pela FETAG-RS, pois ainda existem municípios sem ligação asfáltica.

De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “como a agricultura familiar produz os alimentos que todos nós consumimos, é importante que o governo trabalhe para reduzir impostos e os custos de produção, como por exemplo retirar o imposto do óleo diesel. Precisamos garantir recursos para os programas já existentes e para novos programas, tais como os que visem a irrigação. Considero que a reunião foi positiva, desde que tudo que conversamos, de fato aconteça”.

 

Participaram da reunião, que teve acesso restrito devido a pandemia, a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti; o secretário adjunto da SEAPDR, Luiz Fernando Rodrigues; o deputado estadual, Elton Weber; o secretário-chefe da Casa-Civil, Arthur Lemos e seu chefe de gabinete, Paulo Pereira.

 

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini