NOTÍCIAS

Fetag-RS participa de Fórum que debate a estiagem

Nesta quarta-feira (11), Eugênio Zanetti, vice-presidente da Fetag-RS, participou da primeira reunião do ano do Fórum Permanente de Combate a Estiagem, criado em 2022. A Fetag-RS é uma das entidades que compõem o grupo, juntamente com a Assembleia Legislativa, Frente Parlamentar da Agropecuária, Farsul, Famurs, FecoAgro/RS, Fetraf-RS, MST e Unicafes.

A reunião, realizada na sede da PGE, tratou sobre a situação do Estado devido a mais um período de estiagem, a segunda seguida. Atualmente, 53 municípios já tiveram decretos de situação de emergência reconhecidos pelo governo.

Dados da Emater apontam que as perdas nas lavouras de milho podem variar entre 30% e 100%, dependendo da região do Estado. Culturas como soja, arroz, feijão, além da pecuária de corte e de leite, já registram perdas.

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, “a situação é desesperadora pelo segundo ano consecutivo. Desde a estiagem passada, pouco ouvimos sobre medidas que venham para resolver os problemas em definitivo. Precisamos de um programa de Estado contínuo, pois prevenir sempre é melhor do que remediar. Sabemos das dificuldades de recursos e de burocracia, mas o(a) produtor(a) precisa que algo seja feito”.

Zanetti também reforçou a importância do SOS Estiagem, que foi pago no ano passado, mas salientou que é preciso a criação de um terceiro grupo de beneficiários para contemplar pessoas que tinham direito mas que ficaram de fora, dentre elas, cônjuges de pessoas que iriam receber o valor mas que vieram a falecer antes.

Todas as entidades participantes e parlamentares ressaltaram a importância de medidas efetivas por parte de governo através de programas de Estado que permitam, por exemplo, a reservação de água nas propriedades. O secretário do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, afirmou que há possibilidade de antecipação do programa Troca-Troca de Sementes, e o secretário de Agricultura, Giovani Feltes, garantiu que a secretária dará celeridade ao Programa Avançar na Agricultura, que visa a estimular e facilitar a irrigação e o manejo adequado do solo.

Como encaminhamento, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, afirmou que em até duas semanas o secretariado apresentará ao governador Eduardo Leite as medidas que poderão ser tomadas para amenizar os problemas com a atual estiagem e o que pode ser feito a longo prazo.

A agricultura familiar e a pecuária familiar têm pressa. Portanto, a Fetag-RS espera medidas concretas de forma urgente, pois de nada adianta discussões e ideias no papel se elas não forem colocadas em prática.