NOTÍCIAS

Fetag-RS participa de reunião em Brasília com Ministros para tratar sobre a estiagem

 

Hoje (08/02) a Fetag-RS em conjunto com demais entidades da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, estiveram reunidas com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes para tratar sobre a estiagem que assola o estado.

 

Na pauta a Fetag-RS cobrou respostas em relação aos pontos entregues na semana passada ao governo federal, oportunidade em que reuniu-se virtualmente com o Ministro do MDA. A federação solicitou em reunião por videoconferência as seguintes demandas prioritárias emergenciais:

 

– Recurso para equalizar a prorrogação das operações de Pronaf custeio e de Pronaf investimento vencidas e vincendas no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023;

– Rebate de 35% sobre a parcela vencida ou vincenda aos agricultores que irão liquidar dentro do cronograma de reembolso no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

–  Linha de crédito emergencial, com teto de financiamento de até R$50 mil por mutuário, prazo de reembolso de até 10 anos e bônus de adimplência de 30% para a reestruturação produtiva das propriedades.

 

O Proagro também está sendo pauta das negociações para o próximo plano safra. É necessário uma alteração do Manual de Crédito Rural para que os agricultores familiares gaúchos que estão sendo assolados por três estiagens consecutivas não corram o risco de ficar desamparados por este importante mitigador de risco.

 

Na reunião em Brasília, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva reforçou o pleito e cobrou agilidade do atendimento das demandas. “Os agricultores não podem ficar esperando semanas por uma resposta. Precisamos de agilidade, os financiamentos estão vencendo, as contas estão chegando” afirma o dirigente.

 

O ministro Carlos Fávaro afirmou que é necessário fazer uma equalização dos financiamentos para alongamento das dívidas, mas que é preciso tomar cuidado para que este alongamento seja viável ao produtor e que possa honrar com seus compromissos no próximo ano.

 

O encaminhamento da reunião foi a criação de um grupo de trabalho entre as entidades, governo do estado e governo federal para buscar respostas rápidas à situação vivenciada pelas famílias gaúchas.