FETAG-RS realiza Assembleia Geral de forma virtual

Nesta terça-feira (30), através de videoconferência, a FETAG-RS realizou a sua Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas anual, que contou com a participação dos sindicatos dos trabalhadores rurais filiados, assessores e lideranças do movimento sindical.

No evento, o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, apresentou de forma detalhada o balanço financeiro do ano de 2020 da Federação, demonstrando todos os valores arrecadados, sua origem e onde foram investidos. Devido a pandemia, alguns gastos tiveram redução considerável, tais como diárias, passagens aéreas, além da energia elétrica, no caso motivado pelo sistema de energia solar instalado na sede da Federação. No total, a FETAG-RS encerrou o ano com superávit e teve o balanço aprovado pelo Conselho Fiscal e pelos associados.

A secretária-geral da FETAG-RS, Jaciara Muller, apresentou o Relatório de Atividades de 2020, que resume todas as ações dos departamentos da FETAG-RS no ano. Destaque para o Cartão FETAG Mais, o drivethru da agricultura familiar na Expointer e o uso a tecnologia que permitiu a continuidade das atividades do movimento sindical mesmo em período de pandemia, através das videoconferências.

Para 2021, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, apresentou a proposta de discussão de uma campanha de sindicalização e para revalidação do convênio dos 2%, que deverá ser iniciada no mês de abril, ainda de forma virtual, e posteriormente de forma presencial nas regionais sindicais conforme a situação da pandemia for evoluindo positivamente. Ainda visando o futuro, dirigentes sindicais manifestaram preocupação com o andamento das políticas públicas do Governo Federal em benefício da agricultura e da pecuária familiar e acordaram para que a semana entre os dias 12 até 16 de abril seja de articulação e de pressão junto a prefeitos, vereadores e deputados para que estes busquem os direitos da categoria.

Também foram tratados temas como: a dinâmica de funcionamento do próximo Congresso da Contag, marcado para a próxima semana; o andamento da pauta elaborada pela FETAG-RS para o próximo Plano Safra; as tratativas com a Secretaria da Agricultura nas pautas relativas aos reflexos da estiagem, como o Troca-troca de sementes; e assuntos de saúde pública referentes a prevenção contra a covid-19.

Também participaram da Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas o deputado federal, Heitor Schuch; o deputado estadual, Elton Weber; e o vice-presidente da CONTAG, Alberto Broch.