NOTÍCIAS

Fetag-RS realiza reunião da diretoria efetiva e coordenadores(as)

Nos dias 21 e 22, a Fetag-RS realizou reunião da diretoria efetiva e do Conselho de  Coordenadores(as) Regionais na sede da Federação. Retomando as atividades presenciais, o encontro seguiu os protocolos de saúde orientados pelos órgãos estaduais e nacionais.

Durante os dois dias de reunião foram tratados assuntos relacionados aos problemas sentidos e vividos pelos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares, visto que a diretoria e o conselho têm como principal função fazer a ligação entre a base e a Federação. A pauta foi permeada por assuntos como o aumento do custo de produção, a lei dos agrotóxicos, a redução dos recursos públicos para a saúde, outorga d’água, entre outros temas importantes.

Ainda com foco na ação do Movimento Sindical gaúcho, foram articuladas as principais mobilizações para 2022, entre elas, o 10º Grito de Alerta que acontecerá dia 03 de março, em Ijuí. Esta mobilização tradicional na região noroeste e missioneira do estado, têm uma trajetória de articulação social, política e de massa. Quando completa 10 anos de história, terá como foco de discussão as reais necessidades dos homens e mulheres do meio rural.

A realização do 12º Congresso Estadual da Fetag-RS também foi tema de discussão. O Congresso que inicia em fevereiro do próximo ano e se estende até agosto terá como objetivo principal aproximar a Federação com a base, com as Regionais, Sindicatos e principalmente, com os agricultores. Para que desta forma, o Movimento Sindical possa construir ações estratégicas para o desenvolvimento do setor.

Segundo o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “o ano de 2022 será de muitas atividades para o Movimento Sindical, a começar pelo Congresso da Fetag-RS, que irá percorrer o Estado no primeiro semestre. Precisávamos ouvir o que nossos diretores e coordenadores regionais tinham a dizer para que construíssemos o melhor formato possível para o Congresso e também para as demais pautas que serão tratadas”.

Em todos os temas tratados, os participantes tiveram espaço para dialogar e trazer e sugestões para dar os devidos encaminhamentos.