NOTÍCIAS

FETAG-RS REÚNE A COMISSÃO ESTADUAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

 

Na manhã de hoje (21), a FETAG-RS reuniu virtualmente a Comissão Estadual de Previdência Social para discutir os problemas enfrentados diariamente pelos agricultores e agricultoras.

 

 
Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais relatam que recebem reclamações dos agricultores por inúmeros fatores, entre elas, a demora no atendimento pelo central 135; o número de agências do INSS que ainda não voltaram as atividades e não tem perícias médicas, com atenção especial para determinadas regiões; o grande volume de benefícios que ainda estão sendo indeferidos sem motivação fundamentada, como também, a revisão de benefícios já concedidos. 

 

 
A grande preocupação levantada foi o fato de o INSS publicar um edital para que os segurados fizessem agendamento de perícia presencial para resolver as pendências que existem nos indeferimentos das antecipações de auxílio-doença por documento médico. O edital não teve ampla divulgação como havia sido prometido pelo INSS. Essa questão preocupa, pois há inúmeras agências que não têm previsão de retorno das perícias médicas.

 

 
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva “o momento é extremamente conturbado. Por um lado, vemos agências que ainda não estão abertas deixando os agricultores sem atendimento e por outro lado, identificamos que o INSS está realizando revisão nos benefícios previdenciários em momento inoportuno, direcionando servidores que deveriam estar analisando os benefícios encaminhados agora para analisar a falta de documento de identificação em beneficio antigo.”

 

 
Nos próximos dias a FETAG-RS agendará reunião com a presidência do INSS e com a Superintendência da Região Sul do INSS, localizada em Santa Catarina, para esclarecimento e solução dos problemas. 

 

 
A comissão definiu que realizará ação estratégica de divulgação aos agricultores(as) sobre o recebimento da carta que trata da revisão dos benefícios para fazerem o agendamento de perícias para buscar os períodos de auxílio-doença que não receberam. A orientação é para que os segurados procurem o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para ter a correta orientação e encaminhamento.

 

 
Joel finaliza afirmando que “não está descartada a possibilidade de a FETAG-RS buscar mecanismos legais para suspender a realização das revisões dos benefícios, bem como oportunizar que todos os segurados possam solicitar perícia médica presencial para buscar os períodos de auxílio-doença que não tiveram antecipação. Neste momento é necessário que o INSS foque nos benefícios que estão represados para análise.”