NOTÍCIAS

FETAG-RS reúne-se com presidente do INSS

Na tarde de ontem, terça-feira (2), a FETAG-RS participou de videoconferência, agendada pelo deputado federal Heitor Schuch, com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, em que foram relatadas as dificuldades enfrentadas pelos agricultores e pecuaristas familiares nos encaminhamentos de seus benefícios previdenciários.

A FETAG-RS manifestou sua preocupação com as perícias médicas, diretamente afetadas pela pandemia. O INSS informou que as agências retornarão suas atividades o mais rápido possível, contando inclusive com os peritos que hoje estão afastados por serem considerados dentro do grupo de risco para a Covid-19. Sobre a contratação de mais peritos, o órgão trabalha para que em 2022 mais profissionais sejam contratados.

A telemedicina para as perícias médicas, que facilitaria o encaminhamento de benefícios e evitaria os longos deslocamentos que agricultores estão tendo de fazer para conseguir o atendimento, de acordo com o INSS, depende de aprovação do Conselho Federal de Medicina, o que ainda não foi concedido.

De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, que participou da reunião, “o grande avanço foi a confirmação de que a análise dos benefícios, que antes ia para a fila nacional, agora será centralizado por região, ou seja, um processo aberto no Rio Grande do Sul, será analisado aqui mesmo ou em Santa Catarina e Paraná. O sistema anterior era prejudicial ao agricultor. Uma demanda da FETAG-RS que foi atendida pelo INSS”.

Outro tema importante de diálogo entre a FETAG-RS e o INSS foi o crédito consignado. São vários os relatos de agricultores familiares que receberam o crédito em conta sem ter autorizado. O instituto afirmou já ter conhecimento do tema, que está sendo investigado pela Polícia Federal.

A FETAG-RS agora trabalha para conseguir uma agenda com os peritos federais e com a superintendência da Região Sul do INSS.

Também participaram da reunião o deputado federal Heitor Schuch; os diretores da FETAG-RS Agnaldo Barcelos, Maribel Moreira, e Elisete Hintz; assessores da FETAG-RS, do gabinete do deputado e a superintendente do INSS no Rio Grande do Sul, Kathia Maria Moreira Braga.